Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1035
Título: Sarna notoédrica em felino doméstico: estudo de caso
Autor(es): Bezerra, Sabrina Tainah da Cruz Silva
Maia Junior, Pergentino Nunes
Palavras-chave: Sarna notoédrica
Notoedres cati
Gato
Raspagem cutânea
Data do documento: 8-Jun-2022
Citação: MAIA JÚNIOR, Pergentino Nunes. Sarna notoédrica em felino doméstico: estudo de caso. 2022. 18f. Artigo (Graduação em Medicina Veterinária) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: As queixas no âmbito dermatológico são frequentes na rotina clínica de pequenos animais. Os ectoparasitas, além de serem um incômodo, estão associados a alergias, infecções de pele, lesões traumáticas autoinduzidas em animais de estimação e transmissão de patógenos. Os ácaros podem infestar rapidamente os felinos domésticos, principalmente aqueles que têm contato direto com outros animais ou por fômites, uma vez que esses ectoparasitas são transmitidos por contato. A sarna notoédrica em gatos é uma doença cutânea antropozoonótica causada por ectoparasitas da espécie Notoedres cati, família Sarcoptidae, sendo transmitida por contato direto, fômites e aglomerações. Este trabalho apresenta o relato de caso de um gato macho errante, resgatado em uma praça por populares, que foi encaminhado a uma clínica veterinária em Fortaleza-CE, no bairro Parangaba. O animal apresentava pelagem branca, não-castrado, sem raça definida (SRD), sem histórico de vacinação e vermifugação. As principais queixas dos protetores eram que o animal estava fisicamente debilitado, coberto por areia e restos de plantas, além de prurido intenso, agitação e agressividade. O animal foi sedado, e durante a avaliação diagnosticou-se hipotermia, anorexia e desidratação grave. O diagnóstico diferencial foi realizado através do hemograma completo do felino acompanhado do raspado cutânea das bordas das lesões da cabeça, face e orelhas. Iniciou-se o tratamento de suporte, no qual o animal foi mantido em um colchão térmico, recebendo solução fisiológica 0,9%. Administrou-se o carrapaticida tópico a base de fipronil (Frontline®), dipirona sódica, dexametasona, meloxicam e penicilina benzatina e realizou-se a antissepsia com sabonete sarnicida e fungicida a base de enxofre. Os resultados do hemograma mostraram que o paciente estava com um quadro de septicemia e, a partir do raspado cutâneo, pôde-se observar a presença de ácaros da espécie Notoedres cati. Devido ao estado geral grave, o paciente foi a óbito antes dos resultados chegarem à clínica, impedindo assim, a realização do tratamento adequado.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1035
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PERGENTINO NUNES MAIA JÚNIOR - TCC.pdf286,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.