Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1023
Título: Utilização de ferramentas de gestão de estoque em empresas do segmento de supermercado
Autor(es): Cruz, Gleison Ribeiro
Uchoa, Lohan dos Santos
Palavras-chave: Gestão de estoques
Setor supermercadista
Qualidade
5W2H
Data do documento: 8-Dez-2021
Citação: UCHOA, Lohan dos Santos. Utilização de ferramentas de gestão de estoque em empresas do segmento de supermercado. 2021. 60f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: O objetivo do presente estudo é realizar uma análise da utilização de ferramentas de gestão de estoque no setor supermercadista e propor um plano de ação com o objetivo de aumentar a competitividade e reduzir os desperdícios de estoque da empresa em estudo. A gestão de estoque é de suma importância no gerenciamento dos recursos materiais de uma empresa, principalmente nas operações varejistas, em especial os supermercados. Devido o aumento constante da concorrência nesse setor, às empresas desse segmento buscam qualidade e diversificação dos produtos para dessa forma fidelizar e atrair mais consumidores. Considerando a quantidade e variedade de produtos necessários para atender de forma eficiente os consumidores e possuir o mínimo de perdas possíveis de estoque é indispensável ter um controle rigoroso do mesmo. Visando buscar o equilíbrio entre a quantidade de estoque e a demanda surge à necessidade da utilização de ferramentas de gestão de estoque, tais ferramentas procuram determinar os valores de estoque no decorrer do tempo, bem como na definição das quantidades de entrada, saída e dos pontos de reabastecimento para maximização da disponibilidade dos produtos. Diante disso, a pesquisa realizada busca compreender as ferramentas de gestão de estoque mais utilizadas no segmento de supermercados, a obtenção dos dados foi realizada mediante um questionário no qual foi aplicado em 15 empresas localizadas no município de São Gonçalo do Amarante- CE e por meio da observação direta da empresa em questão para conseguir informações de determinados aspectos da realidade desse segmento. O presente estudo consolida que o estoque gera custos consideráveis para o setor supermercadista, mas em contrapartida é essencial para o seu funcionamento, como resultado, a gestão de estoque se torna fundamental, pois mediante ela é possível minimizar o capital investido e equilibrar a disponibilidade dos produtos. Com base nisso, foi elaborado um plano de ação para aprimorar os resultados referente a gestão de estoque da empresa em estudo, utilizando a ferramenta da qualidade 5W2H, contribuindo para o aumento da disponibilidade dos produtos e uma gestão de estoque efetiva.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1023
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LOHAN DOS SANTOS UCHÔA_TCC.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.