Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/904
Título: Análise do serviço de acompanhamento farmacoterapêutico a pacientes hipertensos e diabéticos em uma clínica escola: indicadores de resultados clínicos
Autor(es): Firmino, Paulo Yuri Milen
Fonseca, Kassia Ribeiro da
Palavras-chave: Acompanhamento farmacoterapêutico
Hipertensão Arterial Sistêmica
Diabetes Mellitus
Data do documento: 10-Jun-2020
Citação: FONSECA, Kassia Ribeiro da. Análise do serviço de acompanhamento farmacoterapêutico a pacientes hipertensos e diabéticos em uma clínica escola: indicadores de resultados clínicos. 2020. 23f. Artigo. (Graduação em Farmácia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A Hipertensão Arterial Sistêmica e o Diabetes Mellitus configuram-se importantes problemas de saúde pública, associadas à diversas complicações comprometedoras da qualidade de vida e produtividade no trabalho dos indivíduos. Estudos demonstram que o emprego da atuação clínica do farmacêutico como estratégia significativamente benéfica para o alcance de melhorias clínicas para a saúde dos pacientes. Contudo, foram vistas diversas limitações metodológicas em muitos trabalhos. Frente ao exposto, o presente estudo tem como objetivo analisar a influência do acompanhamento farmacoterapêutico (AF) na saúde de pacientes hipertensos e/ou diabéticos de uma Clínica Escola, através de indicadores de resultados clínicos bem delineados. O estudo trata-se de um estudo transversal retrospectivo, quantitativo e documental, por meio de análise de fichas de atendimento dos pacientes atendidos em uma Clínica Escola de Fortaleza, Ceará. A coleta dos dados ocorreu no período de fevereiro a março de 2020. A amostra constituiu-se de 194 prontuários, ressaltando-se os principais resultados do AF: Os valores de Pressão Arterial Sistólica (PAD) - a média foi de 135,83 mmHg (± 23,04) para 131,36 mmHg (± 17,59); Glicemia Capilar (GC) - passou de 154,89 (±77,39) mg/dL para 136,76 (±59,95) mg/dL, essas reduções foram estatisticamente significativas (p<0,05). Foi possível identificar, ainda, um índice expressivo de PRMs (n=278) e RNM (n=228), onde foram realizadas 244 intervenções para resolvê-los com 88,52% de aceitação e resolutividade de 77,70% dessas ocorrências. A partir da análise dos resultados, pode-se inferir que o serviço de AF ofertado no local do estudo proporcionou benefícios clínicos para as condições de saúde dos pacientes.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/904
Aparece nas coleções:Farmácia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KASSIA RIBEIRO DA FONSECA_TCC.pdf238,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.