Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/881
Título: | Síndrome de Burnout em professores docentes no contexto brasileiro: uma revisão integrativa |
Autor(es): | Alencar, Olivia Lima Guerreiro de Altobelli, Denise Conceiçao dos Santos |
Palavras-chave: | Síndrome de Burnout Professores Estilo de vida Esgotamento |
Data do documento: | 22-Jun-2020 |
Citação: | ALTOBELLI, Denise Conceição dos Santos. Síndrome de Burnout em professores docentes no contexto brasileiro: uma revisão integrativa. 2020. 34f. Monografia (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020. |
Resumo: | A síndrome de burnout está relacionada ao esgotamento físico e ao distúrbio psíquico provocada por um estado de tensão emocional causado pelas condições de trabalho. O presente estudo teve como objetivo identificar as causas da síndrome de burnout em professores do ensino fundamental, médio e superior no Brasil. O método utilizado para compor o estudo foi realizado por meio da revisão integrativa sendo possível uma leitura ampla e objetiva sobre o tema escolhido nos últimos 12 anos. Os resultados analisados demonstraram que as causas são: a sobrecarga de trabalho, as elevadas exigências, a frustração na carreira, o ambiente profissional competitivo e a adaptação a novas tecnologias. Em termos preventivos, o manejo de um ambiente organizacional saudável e o diálogo permanente com os professores foram apontados como estratégias relevantes em saúde mental. A revisão integrativa apontou a realidade da restrita discussão sobre o tema, visto que há ainda poucas pesquisas sobre o docente de ensino superior no Brasil. |
URI: | http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/881 |
Aparece nas coleções: | Psicologia Centro - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DENISE CONCEIÇÃO DOS SANTOS ALTOBELLI_TCC.pdf | 208,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.