Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/878
Título: Framework para criação de negócios inovadores em Instituições de Ensino Superior (IES)
Autor(es): Hollanda, Alexandre Pinho Pessoa de
Martinho Junior, Antonio Regio Dias
Palavras-chave: Empreendedorismo
Inovação
Negócios
Instituições de Ensino Superior - IES
Data do documento: 12-Jun-2020
Citação: MARTINHO JÚNIOR Antônio Régio Dias. Framework para criação de negócios inovadores em Instituições de Ensino Superior (IES). 2020. 34f. Artigo (Graduação em Administração) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O propósito deste estudo é apresentar uma proposta de modelo (framework) para criação de negócios inovadores em Instituições de Ensino Superior (IES). Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e exploratória, de caráter qualitativo, com a finalidade de compreender, dentre os diversos métodos existentes, entendimentos distintos quanto ao processo de construção de negócios de perfil inovador, principalmente, com aplicações à educação superior. Foram escolhidas duas grandes metodologias para referenciar o framework proposto: Lean Startup e Customer Development. Diversas outras metodologias, ferramentas e abordagens foram inseridas na composição do framework, com o intuito de primeiramente, solidificar a validade da pesquisa, e também direcionar o framework para maior eficácia em sua aplicação nas IES. Aspectos centrais que caracterizam negócios inovadores foram elencados para a construção do modelo, como por exemplo: fases de validação constantes, execução rápida e prototipação. Ao final do processo, foi estruturado um roteiro de criação de negócios inovadores que permeia quatro etapas que agrupadas formam o framework para construção de negócios inovadores em IES.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/878
Aparece nas coleções:Administração Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIO RÉGIO DIAS MARTINHO JÚNIOR_TCC.pdf747,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.