Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/872
Título: As construções socioculturais das masculinidades e seus impactos nas relações sociais de gênero
Autor(es): Silva, Lorena Brito da
Forte, Isabel Cristina
Palavras-chave: Masculinidade
Sofrimento psíquico
Feminismo
Data do documento: 14-Dez-2020
Citação: FORTE, Isabel Cristina. As construções socioculturais das masculinidades e seus impactos nas relações sociais de gênero. 2020. 42f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O presente trabalho dedicou-se ao estudo das construções socioculturais das masculinidades e seus impactos nas relações sociais de gênero. É um debruçar sobre a realidade das masculinidades e aprofundar nas leituras, o preço que a sociedade tem pago diante do impacto de um sistema hegemônico de verdades ditadas, sobrepondo o ser humano e suas subjetividades, causando sofrimentos psíquicos, violentando pessoas que se negam a se encaixar em suas normas e regras. Para isso foi realizado uma revisão literária que tratou de conceitos como construções históricas das masculinidades e feminilidades, sexo/gênero, privilégios das desigualdades de gênero, interseccionalidades e sofrimento psíquico. Essa forma de poder o patriarcal, sendo o que se diz ordenar, com suas ideias inquestionáveis e certezas absolutas, dotado de leis, regras e normas que causa muitas vezes violência física mas, muito mais simbólica que deixam marcas nas vidas, faz do movimento feminista ser um contradispositivo e furar essa bolha, convidando-nos a reflexão e percepção de mudanças em nossas práticas cotidianas. E, ao longo dessas décadas vem sendo base para também convocar as masculinidades a refazer seus caminhos e não se manter estáticos, tomados pelo sofrimento psíquico, violentando e sendo violentado, mas, transver possibilidades na reconstrução dos gêneros.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/872
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISABEL CRISTINA FORTE_TCC.pdf555,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.