Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/868
Título: A política de assistência social em Fortaleza/CE: cenários no bairro Pirambu
Autor(es): Severiano, Evania Maria Oliveira
Lima, Raimundo Ferreira
Palavras-chave: Assistência social
Questão social
Pirambu
Data do documento: 11-Jun-2019
Citação: LIMA, Raimundo Ferreira. A política de assistência social em Fortaleza/CE: cenários no bairro Pirambu. 2019. 128f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2019.
Resumo: O objetivo desta pesquisa consistiu em compreender como foi o desenvolvimento da política de assistência social em Fortaleza /Ce: cenários do Pirambu no período de 1930 até os dias atuais, tendo como foco o bairro Pirambu. Abordamos a questão social e suas expressões contemporâneas, descrevendo a sua gênese, a sua trajetória na contemporaneidade no Brasil e as expressões da questão social na cidade de Fortaleza-Ce e no bairro Pirambu. Foi desenvolvido por meio da pesquisa qualitativa com uso de três momentos principais: a pesquisa bibliográfica, a documental e a pesquisa de campo. O lócus da pesquisa foi o bairro do Pirambu, especialmente fizemos intenso uso da pesquisa documental na Federação do Movimento Comunitário do Pirambu, onde tivemos acesso ao arquivo histórico do referido bairro. Dialogamos com moradores desta comunidade para compartilhar cenas vividas por eles. Fizemos uso de entrevista semiestruturada. Identificamos durante o processo de urbanização de Fortaleza de 1930 até os dias atuais, através dos diversos Planos Diretores e diversas legislações, que esta “evolução” urbana não foi propicia para as comunidades periféricas (por exemplo: a comunidade do Pirambu). Observamos uma prática administrativa voltada para atender interesses dos setores empresariais, enquanto os moradores dos bairros das periferias sobrevivem à mercê de políticas públicas não efetivas, e em alguns momentos da história da cidade de Fortaleza apresentavam uma natureza assistencialista. Um desafio identificado a partir das entrevistas com os interlocutores foi que a maioria conhece os programas, serviços e benefícios oferecidos pela política de assistência social.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/868
Aparece nas coleções:Serviço Social Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAIMUNDO FERREIRA LIMA_TCC.pdf6,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.