Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/842
Título: Perfil epidemiológico de pacientes acometidos por acidente vascular encefálico
Autor(es): Teles, Naracelia Sousa Barbosa
Barbosa, Priscilla Alves Menezes
Palavras-chave: Acidente Vascular Encefálico - AVE
Perfil epidemiológico
Enfermagem
Data do documento: 19-Jan-2021
Citação: BARBOSA, Priscilla Alves Menezes. Perfil epidemiológico de pacientes acometidos por acidente vascular encefálico. 2021. 25f. Artigo (Especialização em Urgência e Emergência) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Uma das maiores causas de morte e incapacidade em adultos no mundo inteiro é o Acidente Vascular Encefálico (AVE). Mundialmente, o Acidente Vascular Encefálico acomete cerca de 15 milhões de pessoas, sendo que dois terços dos sobreviventes de AVE apresentam sequelas graves, e 5 milhões chegam à óbito, correspondendo a 10% de todos os óbitos mundiais. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo identificar evidências na literatura que dissertem acerca do perfil socioepidemiológico de pacientes acometidos por Acidente Vascular Encefálico. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada através de descritores na base de dados BVS. Foram selecionados 5 artigos para discussão e elaboração dos resultados. Os artigos evidenciaram a prevalência do Acidente Vascular Encefálico (AVE) em indivíduos do sexo masculino, com idade superior a 50 anos, analfabetos ou com que cursaram até o nível fundamental. Evidenciou-se a presença de hipertensão, dislipidemia, diabetes mellitus, tabagismo, etilismo, sedentarismo, dentre outros. Houve predominância da forma isquêmica, no hemicorpo cerebral direito, com sintoma de paresia. A maioria permaneceu com limitações de natureza motora. Na história familiar, destaca-se a presença de AVE e Ataque Isquêmico Transitório (AIT). Ao final desta pesquisa, conclui-se que os objetivos foram alcançados, atingindo-se o sucesso da concepção inicial.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/842
Aparece nas coleções:Urgência e Emergência Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRISCILLA ALVES MENEZES BARBOSA_TCC.pdf493,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.