Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/786
Título: A contribuição da educação popular na prática pedagógica da/o assistente social
Autor(es): Silva, Leiriane de Araujo
Fedalto, Andreza
Palavras-chave: Educação popular
Serviço social
Práxis
Data do documento: 15-Dez-2020
Citação: FEDALTO, Andreza. A contribuição da educação popular na prática pedagógica da/o assistente social. 2020. 85f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O presente trabalho teve o objetivo de investigar como a educação popular concretiza-se na prática educativa da/o assistente social em experiências compartilhadas pela literatura científica. Para alcançar tal objetivo me propus a compreender e descrever a educação popular como prática pedagógica, que contribui para o planejamento das intervenções profissionais de forma crítica e reflexiva. Conhecer a relação entre serviço social e educação popular, em sua confluência histórica e em seus princípios comuns, e identificar práticas educativas, relacionadas com educação popular, a partir de relatos de experiências com participação de assistentes sociais. Esta é uma pesquisa teórica bibliográfica e documental, com coleta de dados feita através de revisão sistemática da literatura e com abordagem qualitativa. A consulta foi realizada nas bases de dados da SciELO e EBSCO, com filtros que relacionavam ‘educação popular’ e ‘serviço social’. Como resultados foram sistematizados cinco artigos, sendo todos no campo da saúde, descrevendo experiências com extensão universitária com a finalidade de promover espaços de participação popular, interação entre diferentes saberes, gestão participativa e reflexão crítica e propositiva, demonstrando como práticas pedagógicas com educação popular podem contribuir nas intervenções das/os assistentes sociais.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/786
Aparece nas coleções:Serviço Social Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDREZA FEDALTO_TCC.pdf710,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.