Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/778
Título: A proposta da psicoterapia na abordagem centrada na pessoa diante de casos de depressão
Autor(es): Feitosa, Maria Zelfa de Souza
Santos, Maria Ivani Guimaraes dos
Palavras-chave: Psicoterapia
Abordagem Centrada na Pessoa - ACP
Depressão
Data do documento: 10-Dez-2020
Citação: SANTOS, Maria Ivani Guimarães dos. A proposta da psicoterapia na abordagem centrada na pessoa diante de casos de depressão. 2020. 27f. Artigo (Graduação em Psicologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral discutir as atitudes facilitadoras propostas pela Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), diante de casos de depressão. Trata de uma pesquisa bibliográfica. Partindo da descrição sobre a classificação dos diagnósticos dos transtornos depressivos, discutimos como a Abordagem Centrada na Pessoa vai na contramão dos discursos tradicionais. Citamos as condições facilitadoras que o psicoterapeuta acepista deve adotar, nomeadas por Carl Rogers como empatia, congruência e aceitação incondicionalmente positiva. Apresentamos a psicoterapia como um processo, no qual podem ser desenvolvidos sete estágios, conforme Rogers, que designam níveis de fixidez e fluidez. Por conseguinte, esta pesquisa revela que a postura do psicoterapeuta desta abordagem, ao escutar a história de vida da pessoa, estando diante de um cliente que tem depressão, é de não rotular conforme o diagnóstico que o indivíduo apresenta, mas entender esta experiência da depressão vivida por ele, ou seja, a pessoa precisa ser escutada para ser compreendia.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/778
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA IVANI GUIMARÃES DOS SANTOS_TCC.pdf548,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.