Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/777
Título: O desamparo psicológico do cuidador diante do cuidar: um relato de experiência com a equipe de saúde de um hospital de doenças infectocontagiosas
Autor(es): Marques, Gardenia Holanda
Costa, Larissa Edwiges Vasconcelos da
Palavras-chave: Relato de experiência
Desamparo psicológico
Sofrimento psíquico
Cuidadores
Equipe de saúde
Hospital
Data do documento: 15-Dez-2020
Citação: COSTA, Larissa Edwiges Vasconcelos da. O desamparo psicológico do cuidador diante do cuidar: um relato de experiência com a equipe de saúde de um hospital de doenças infectocontagiosas. 2020. 36f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Este estudo objetivou relatar a condução do cuidado com o cuidador diante do desamparo psicológico no contexto hospitalar a partir de um estágio supervisionado em um hospital de doenças infectocontagiosas, realizado entre os meses de fevereiro e junho do ano de 2019. Articulando a descrição da experiência, realizou-se uma descrição narrativa. Diante do que foi vivenciado e estudado, notou-se que o desamparo psicológico é algo que caminha com o ser humano a partir do momento em que o mesmo vem ao mundo, perpassando pelo ambiente de trabalho e suas necessidades perante as adversidades encontradas no campo laboral, especialmente no contexto hospitalar, o qual tem como foco principal o cuidado com os pacientes e a visão biologicista. Essa falta de assistência pode acarretar em diversos tipos de conflitos, sejam eles nas relações interpessoais, na saúde mental dos trabalhadores que têm a função de cuidar, bem como nas dificuldades enfrentadas ao serem realizadas as tarefas atribuídas diante da falta de suporte emocional à equipe de saúde. Não foi percebida discrepância entre a experiência da autora e o que os autores da literatura de referência apresentam. Em suma, recomenda-se o auxílio contínuo de profissionais capacitados que possam escutar ativamente e voltar a atenção às subjetividades desses cuidadores para que seja visada, assistida e trabalhada as questões que envolvem o sofrimento psíquico dos trabalhadores inseridos no contexto hospitalar.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/777
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARISSA EDWIGES VASCONCELOS DA COSTA_TCC.pdf651,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.