Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/773
Título: Cuidados paliativos e psicologia: a atuação do psicólogo em cuidados paliativos
Autor(es): Marques, Gardenia Holanda
Sousa, Julia Maria Isaias de
Palavras-chave: Cuidados paliativos
Psicologia
Família
Hospital
Data do documento: 11-Dez-2020
Citação: SOUSA, Júlia Maria Isaias de. Cuidados paliativos e psicologia: a atuação do psicólogo em cuidados paliativos. 2020. 35f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar o papel do psicólogo no âmbito dos cuidados paliativos a partir do cenário hospitalar. Os cuidados paliativos são entendidos como princípios de prevenção e alívio do sofrimento direcionados a pacientes em condições clínicas que ameace a continuidade da vida. O método utilizado para a pesquisa foi revisão integrativa da literatura. Os critérios de inclusão foram: artigo científico com resumo, publicados na língua portuguesa, da área da psicologia e/ou enfermagem de um recorte temporal dos últimos dez anos. Na discussão dos resultados elencamos três categorias: Autonomia do paciente, O papel da Família e Processo de Finitude. Nossas considerações finais são a de que o psicólogo atua junto a equipe multidisciplinar em busca de uma melhoria da qualidade de vida do paciente, almejando amenizar o seu sofrimento, direcionando um olhar para o sujeito e não para a patologia. Bem como também tem o seu trabalho voltado para facilitar o relacionamento do paciente e família e equipe multiprofissional.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/773
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JÚLIA MARIA ISAIAS DE SOUSA_TCC.pdf763,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.