Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/769
Título: “Ciumento eu”: uma análise musical acerca dos relacionamentos abusivos
Autor(es): Almeida, Sara Guerra Carvalho de
Santos, Janaina Ferreira dos
Palavras-chave: Relacionamento abusivo
Ciúmes
Violência contra a mulher
Data do documento: 9-Dez-2020
Citação: SANTOS, Janaina Ferreira dos. “Ciumento eu”: uma análise musical acerca dos relacionamentos abusivos. 2020. 29f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir sobre os relacionamentos abusivos a partir da compreensão da letra da música “ciumento eu” (HENRIQUE; DIEGO, 2017), da dupla sertaneja: Henrique e Diego. Selecionamos essa canção, levando em conta seu sucesso e por possuir uma letra que caracteriza a romantização do ciúme e da posse em um relacionamento amoroso, além de outros critérios de inclusão. Mesmo tendo essa canção como objeto de pesquisa, tecemos comentários sobre outras canções. O método de pesquisa é de análise de música. Como aporte teórico, recorremos Oliveira et al. (2016) e Silva (2019) para a conceituação de relacionamento abusivo, em relação à romantização do ciúme, Canezin e Almeida (2015) e Almeida, Rodrigues e Silva (2008), no tocante à naturalização das relações abusivas Santos e Sanchotene (2019) e Contieri (2015), dentre outros pesquisadores. Por fim, chegamos à conclusão de que a música reforça o machismo, a opressão contra a mulher, estimula a violência, mesmo que não seja a física, e justifica o ciúme como forma de proteção. Foi possível perceber ainda que as mulheres aparecem como sendo os principais alvos desse tipo de abuso na relação, não afastamos a hipótese de que possa acontecer em contextos familiares, ou nas relações homoafetivas ou até mesmo nas relações entre amigos. Eis aí a importância de se discutir tal assunto.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/769
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JANAINA FERREIRA DOS SANTOS_TCC.pdf494,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.