Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/762
Título: Disfunção temporomandibular em pacientes com depressão e ansiedade: revisão de literatura
Autor(es): Brigido, Jandenilson Alves
Lima, Victoria Maria Bernardo de
Palavras-chave: Disfunção Temporomandibular - DTM
Ansiedade
Depressão
Data do documento: 10-Dez-2020
Citação: LIMA, Victoria Maria Bernardo de. Disfunção temporomandibular em pacientes com depressão e ansiedade: revisão de literatura. 2020. 22f. Artigo (Graduação em Odontologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A Disfunção Temporomandibular (DTM) possui origem multifatorial, porém estudos apontam que existe uma correlação relevante entre os problemas psicológicos e a disfunção, colaborando com sua formação ou funcionando de gatilho para o aparecimento de vários sinais e sintomas. Diversos fatores psicológicos podem estar associados a DTM, porém de acordo com estudos, a ansiedade, depressão e estresse, estão mais comumente associados a essa disfunção. O objetivo desse estudo foi revisar a literatura sobre a relevância de fatores psicológicos na DTM. Foi realizado um levantamento bibliográfico, por meio da consulta as bases de dados: LILACS, Scielo e Pubmed, utilizando as palavras-chave “disfunção temporomandibular”, “ansiedade”, “depressão” e “transtornos psicológicos”. Foram encontrados 100 artigos e foram selecionados 7 para leitura e produção da pesquisa. Existe uma correlação entre problemas psicológicos (depressão, ansiedade e também o estresse) com a Disfunção Temporomandibular, conduto ainda não está claro o mecanismo dessa associação, se a DTM que pode desencadear esses problemas, ou se os problemas psicológicos que causam a disfunção. É necessário um tratamento multidisciplinar, cabendo ao cirurgião-dentista realizar o correto diagnóstico e encaminhar o paciente para o profissional indicado.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/762
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VICTÓRIA MARIA BERNARDO DE LIMA_TCC.pdf262,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.