Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/761
Título: Avaliação comparativa entre as técnicas socket-shield x regeneração óssea guiada para preservação óssea alveolar em região estética: revisão sistemática
Autor(es): Pinto, Clarice Maia Soares de Alcantara
Martins, Suelen Kefila Sousa
Palavras-chave: Técnica Socket-Shield
Heteroenxerto
Implante dental
Preservação óssea
Data do documento: 9-Dez-2020
Citação: MARTINS, Suelen Kefila Sousa. Avaliação comparativa entre as técnicas socket-shield x regeneração óssea guiada para preservação óssea alveolar em região estética: revisão sistemática. 2020. 31f. Artigo (Graduação em Odontologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O processo de reparo do alvéolo após uma exodontia é caracterizado pela perda de volume do osso alveolar e redução tanto na medida vertical quanto horizontal. Para evitar as alterações ósseas e gengivais pós-exodontia, diferentes técnicas de preservação da crista óssea alveolar são descritas. Dentre elas a Regeneração Óssea Guiada (ROG), a qual busca a neoformação do tecido ósseo reabsorvido através da utilização de membranas. Já a técnica Socket-Shield (TSS) consiste em deixar um fragmento de raiz após a remoção parcial do dente. Este funciona como um escudo que preserva o tecido ósseo alveolar. O objetivo do presente estudo é comparar através da literatura a precisão, as vantagens e desvantagens, bem como as evidências de efetividade e previsibilidade da técnica socket-shield, comparando seus resultados aos da técnica de regeneração óssea guiada na preservação óssea alveolar em região estética. Para tanto, uma pesquisa eletrônica foi realizada nas bases de dados Cochrane library, PubMed e Periódicos CAPES. A busca inicial resultou em 111 artigos. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, 17 artigos com textos completos foram incluídos na presente revisão sistemática. A partir da revisão, verificou-se uma taxa de remodelação média do processo alveolar de 14,3% com a técnica de regeneração óssea guiada e de 12,8% com a técnica socket-shield. Quanto à preservação de tecido gengival a TSS demostrou resultados superiores. A TSS demonstrou resultados altamente estéticos com redução de tempo clínico e da etapa cirúrgica. Em contrapartida, a regeneração óssea guiada mostrou resultados aceitáveis e previsíveis a longo prazo. São necessários mais estudos para a exploração destas alternativas cirúrgicas, para melhor embasamento da sua eficácia, bem como da sua segurança e do seu desempenho clínico a longo prazo.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/761
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SUELEN KEFILA SOUSA MARTINS_TCC.pdf958,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.