Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/757
Título: A assistência e o manejo odontológico a pacientes nefropatas: revisão de literatura
Autor(es): Esses, Diego Felipe Silveira
Rodrigues, Maria Karolyne Bezerra
Palavras-chave: Odontologia
Insuficiência renal
Manifestações bucais
Data do documento: 8-Dez-2020
Citação: RODRIGUES, Maria Karolyne Bezerra. A assistência e o manejo odontológico a pacientes nefropatas: revisão de literatura. 2020. 32f. Artigo (Graduação em Odontologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Os pacientes nefropatas podem não manifestar inicialmente sintomas ou pode-se observar apenas anormalidades em testes de laboratório, como uma diminuição da taxa de filtração glomerular. Cerca de 90% dos pacientes com Doença Renal Crônica (DRC) apresentam algum tipo de alteração oral, sendo características, que exigem precauções especiais durante o tratamento odontológico, tornando-se o dentista o responsável pela a correta assistência odontológica, diagnóstico e tratamento do paciente nefropata. O presente trabalho tem como objetivo descrever a assistência e o manejo odontológico a pacientes nefropatas em tratamento renal inicial até a fase mais avançada da doença através de uma revisão de literatura. Para tal, foram realizadas pesquisas básicas e de revisão, em livros textos e artigos eletrônicos de acesso livre SCIELO, GOOGLE SCHOLAR, PUBMED, LILACS. Como critério de inclusão, utilizou-se artigos relevantes sobre as manifestações orais em pacientes com Insuficiência Renal Crônica (IRC) o melhor manejo e tratamento frente a estas mudanças, entre os anos de 1991 e 2020. Os critérios de exclusão foram, artigos que apresentaram baixa evidência científica, artigos incompletos e apenas resumo disponível. Ainda existe a necessidade do cirurgião-dentista, estar preparado frente ao atendimento destes pacientes seja no preparo odontológico prévio ao transplante renal, no tratamento dos pacientes que ainda não foram transplantados e dos pacientes que são obrigados a conviver com a (IRC). Sendo imprescindível a importância de um atendimento multidisciplinar para uma melhor assistência a esses pacientes.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/757
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA KAROLYNE BEZERRA RODRIGUES_TCC.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.