Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/747
Título: Periodontite avançada: relato de caso
Autor(es): Silveira, Paula Ventura da
Oliveira, Flavia Rodrigues de
Mota, Maria Clara Gomes
Palavras-chave: Periodontia
Periodontite avançada
Data do documento: 11-Dez-2020
Citação: OLIVEIRA, Flavia Rodrigues de; MOTA, Maria Clara Gomes. Periodontite avançada: relato de caso. 2020. 40f. Monografia (Graduação em Odontologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A odontologia é a área da saúde que estuda e trata da saúde bucal dos seres humanos. Dentre muitas especialidades, existe a periodontia, que cuida dos tecidos de sustentação, nutrição e proteção dos dentes, definido como periodonto. Existem diversas doenças que acometem o periodonto, como a periodontite. A periodontite é sub dividida em graus e estágios, de acordo com a sua severidade e é caracterizada pela inflamação dos tecidos do periodonto, causando perda de inserção clínica, mobilidade dentaria, perda óssea, e em casos mais graves a perda dentária. O fator causal desta doença é a placa bacteriana decorrente da má higienização oral, não descartando a possibilidade de agravo por meio da pré-disposição genética, tratamentos ortodônticos e doenças sistêmicas. O tratamento para a periodontite está diretamente relacionado ao hábito de higienização oral de forma correta, uso de antibióticos, e acompanhamento periódico do cirurgião dentista. O objetivo deste projeto de trabalho é acompanhar e relatar um caso clinico, de uma pessoa jovem, acometida por periodontite avançada estagio IV, grau C, no complexo odontológico da faculdade Unifametro na cidade de Fortaleza-se, oferecendo um tratamento conservador, adequado, e o mais atraumático possível, buscando atender as necessidades estéticas e emocionais do paciente, compreendendo que esta doença pode causar sérios danos a socialização e bem estar do paciente.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/747
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLAVIA RODRIGUES DE OLIVEIRA e MARIA CLARA GOMES MOTA_TCC.pdf604,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.