Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/739
Título: Aplicação da tecnologia CAD/CAM na confecção de prótese fixa: revisão de literatura
Autor(es): Brigido, Jandenilson Alves
Souza, Ana Victoria Cordeiro de
Nunes, Diogenes Sousa
Palavras-chave: Computer Aided Design - CAD
Computer Aided Manufacturing -CAM
Prótese parcial fixa
Cerâmicas
Scanner intraoral
Data do documento: 10-Dez-2020
Citação: SOUZA, Ana Victoria Cordeiro de; NUNES, Diógenes Sousa. Aplicação da tecnologia CAD/CAM na confecção de prótese fixa: revisão de literatura. 2020. 24f. Artigo (Graduação em Odontologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Os sistemas digitais utilizados na confecção de próteses são reflexo das buscas odontológicas por novas tecnologias. Os sistemas CAD (Computer Aided Design) e CAM (Computer Aided Manufacturing) buscam automatizar e padronizar a fabricação das restaurações, assim como reduzir custos de produção. Tais sistemas se mostram promissores na produção protética. Portanto, este trabalho realizou uma revisão de literatura sobre a tecnologia CAD/CAM na confecção de prótese fixa dental destacando suas aplicações, benefícios e desvantagens. Foi executado um levantamento bibliográfico de artigos científicos nas bases de dados online PubMed e SciELO publicados nos últimos 10 anos empregando as palavras-chave: CAD/CAM, prótese parcial fixa, cerâmicas e scanner intraoral. Foram encontrados 915 artigos e eleitos 10 para confecção do trabalho, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Os estudos comprovaram as habilidades do sistema, entretanto, a necessidade de elevado investimento nos equipamentos acaba dificultando o acesso. O método clássico de produção continua a ser o mais empregado e assim como as novas tecnologias seus resultados dependem da correta execução.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/739
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA VICTORIA CORDEIRO DE SOUZA e DIÓGENES SOUSA NUNES_TCC.pdf276,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.