Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/732
Título: Estratégias alimentares para pele acneica: uma revisão integrativa
Autor(es): Celedonio, Roberta Freitas
Felix, Melissa Lucena
Palavras-chave: Acne vulgar
Sebo
Dieta
Carga glicêmica
Nutrientes
Data do documento: 21-Dez-2020
Citação: FÉLIX, Melissa Lucena. Estratégias alimentares para pele acneica: uma revisão integrativa. 2020. 18f. Artigo (Graduação em Nutrição) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A alimentação exerce uma forte relação no que diz respeito ao desenvolvimento de acne, pelo o fato de se ter alimentos que venham a desencadear um processo inflamatório em determinadas regiões do corpo. Para isso, o presente estudo tem o objetivo de buscar evidências sobre a relação entre acne e alimentação, visando um maior conhecimento, o que pode direcionar seu uso como coadjuvante na terapia da acne. A busca das informações sobre a temática foi realizada através das seguintes combinações de descritores: dieta and acne; índice glicêmico and acne e acne and alimentação, nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (PUBMED/MEDLINE). Adotou-se como critérios de inclusão artigos disponíveis online em texto completo, português e inglês e publicados nos últimos 10 anos. Os critérios de exclusão foram: estudos que não estivessem publicados em sites acadêmicos, revisões de literatura, teses, dissertações, manuais e estudos duplicados. A amostra final foi composta por 7 estudos e foi mostrado a partir dos resultados encontrados que dietas de alta carga glicêmica favorecem o aumento da acne. Assim, existe uma relação entre alimentação e a etiologia da acne, e evidencia-se que a dieta tem influência de forma direta ou indireta para o aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas e fatores de propensão para a acne.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/732
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MELISSA LUCENA FÉLIX_TCC.pdf461,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.