Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/729
Título: Administração perioperatória de probióticos em pacientes com neoplasia colorretal: uma revisão integrativa
Autor(es): Celedonio, Roberta Freitas
Rios, Lizandra Almeida Viana
Palavras-chave: Neoplasia colorretal
Câncer
Nutrição
Probióticos
Período perioperatório
Data do documento: 15-Dez-2020
Citação: RIOS, Lizandra Almeida Viana. Administração perioperatória de probióticos em pacientes com neoplasia colorretal: uma revisão integrativa. 2020. 22f. Artigo (Graduação em Nutrição) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O câncer colorretal (CCR) é um dos cânceres mais comuns e diagnosticados no mundo, correspondendo a quarta principal causa de mortes. Segundo OMS (2018), há uma estimativa de aumento de 32% do número de indivíduos acometidos pela doença para o ano de 2030, comparado a taxa de incidência de 2018, com uma média de 5 milhões de novos casos. A etiologia é multifatorial, coexistindo características multifacetadas, tais como, a predisposição genética, estilo de vida, hereditariedade e distúrbios metabólicos, os quais acarretam maiores chances de desenvolver a doença. Vários procedimentos médicos estão disponíveis para o tratamento do CCR, contudo, as taxas de sobrevivência ainda são baixas, além dos efeitos colaterais que afetam a qualidade de vida. A utilização dos probióticos é um tratamento potencial e coadjuvante por formarem um efeito protetor, sendo capaz de reduzir a nocividade da doença. Os probióticos são úteis, pois possuem também o potencial de prevenir agravos durante o tratamento, por possivelmente modulação da microbiota intestinal, resposta à inflamação sistêmica, diminuição do desenvolvimento e progressão tumoral. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva avaliar os efeitos e o impacto da administração de probióticos, através de uma revisão de literatura. Trata-se de uma revisão integrativa, com busca e compilação de artigos disponibilizados nas bases de dados virtuais PUBMED/MEDLINE, SCIELO e BVS, através das associações das palavras-chave e leitura dos resumos e, posteriormente texto completo. Será realizada uma análise por categoria, de interpretação descritiva. Essa pesquisa tem relevância pois busca evidenciar o impacto das terapias adjuvantes desenvolvidas para melhorar a eficácia terapêutica do CCR, consubstanciando uma melhor terapêutica possibilitando uma melhor execução dos profissionais da saúde em identificar fatores preditivos de prognóstico, estabelecendo estratégias de intervenções apropriadas, além de trazer à baila os seus efeitos colaterais.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/729
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIZANDRA ALMEIDA VIANA RIOS_TCC.pdf298,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.