Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/725
Título: Evolução do estado nutricional em pacientes oncológicos submetidos à suplementação de arginina e glutamina: uma revisão de literatura
Autor(es): Aquino, Cristhyane Costa de
Martins, Joyce Araujo
Sousa, Niomar Lopes de
Palavras-chave: Câncer
Nutrição
Terapia nutricional
Imunomoduladores
Glutamina
Arginina
Data do documento: 2-Dez-2020
Citação: MARTINS, Joyce Araújo; SOUSA, Niomar Lopes de. Evolução do estado nutricional em pacientes oncológicos submetidos à suplementação de arginina e glutamina: uma revisão de literatura. 2020. 18f. Artigo (Graduação em Nutrição) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O câncer está entre as 10 maiores causas de mortes por doenças no mundo e sua incidência tem aumentado em grande escala. É caracterizado por ser uma doença agressiva, com crescimento rápido, invasivo e desordenado. A nutrição participa ativamente no tratamento, pois o câncer está associado à perda de peso e deficiências nutricionais, tornando necessária a intervenção nutricional durante o tratamento da doença. Com esse propósito, este trabalho visa analisar, com base na literatura científica, a eficácia da terapia nutricional com a suplementação de arginina e glutamina em pacientes oncológicos. Trata-se de um estudo sistemático, do tipo revisão de literatura com verificação de artigos científicos da literatura nacional e internacional, utilizando para busca os seguintes descritores: câncer, nutrição, terapia nutricional, imunonutrição, imunomoduladores, glutamina e arginina. A pesquisa mostrou que há grandes benefícios na suplementação de arginina e glutamina, mas que ainda precisam ser realizados mais estudos para identificação da sua eficácia em tipos específicos de câncer e suas repercussões fisiológicas e metabólicas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/725
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOYCE ARAÚJO MARTINS e NIOMAR LOPES DE SOUSA_TCC.pdf241,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.