Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/721
Título: Percepção da auto imagem e risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares em universitários da área da saúde: uma revisão integrativa
Autor(es): Pereira, Camila Pinheiro
Freitas, Gabriela Silva
Rodrigues, Halida Carla de Oliveira
Palavras-chave: Transtornos alimentares
Imagem corporal
Estudantes universitários
Data do documento: 11-Dez-2020
Citação: FREITAS, Gabriela Silva; RODRIGUES, Hálida Carla de Oliveira. Percepção da auto imagem e risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares em universitários da área da saúde: uma revisão integrativa. 2020. 21f. Artigo (Graduação em Nutrição) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A insatisfação corporal pode causar prejuízos no comportamento e nos hábitos alimentares, levando ao surgimento de transtornos alimentares (TA) que comprometem a saúde do indivíduo. O estudo teve como objetivo revisar na literatura a percepção da auto imagem e o risco envolvidos com o desenvolvimento de transtornos alimentares em estudantes universitários dos cursos da área da saúde. Foi realizada uma revisão integrativa a partir de artigos publicados junto ao banco de dados do PUBMED, LILACS e SCIELO. Foram utilizados os artigos publicados entre 2015 a 2020. Um aspecto importante encontrado nos artigos é que o grande público das pesquisas são os estudantes da área da saúde, principalmente as mulheres do curso de nutrição devido à pressão sofrida por elas, pois a sociedade tende a associar saúde física a esses estudantes por conta do curso. Conclui-se que o comportamento de risco para transtornos alimentares é comum entre os universitários dos cursos da saúde, principalmente estudantes do curso de nutrição e educação física, onde há uma supervalorização da aparência. Portanto, se faz necessária a participação dos profissionais de saúde no ambiente educacional a fim de realizar ações educativas para informar e alertar sobre os possíveis riscos para desenvolvimento de transtornos alimentares.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/721
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELA SILVA FREITAS e HÁLIDA CARLA DE OLIVEIRA RODRIGUES_TCC.pdf546,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.