Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/720
Título: Consumo de suplementos e adequação da ingestão de cálcio e macronutrientes por praticantes de musculação de uma academia em Fortaleza-CE
Autor(es): Gomes, Isabela Limaverde
Rocha, Francisco Thiago Sales
Carlos, Karine de Moura
Palavras-chave: Musculação
Ingestão alimentar
Cálcio
Macronutriente
Data do documento: 7-Dez-2020
Citação: ROCHA, Francisco Thiago Sales, CARLOS, Karine de Moura. Consumo de suplementos e adequação da ingestão de cálcio e macronutrientes por praticantes de musculação de uma academia em Fortaleza-CE. 2020. 40f Artigo (Graduação em Nutrição) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Para aqueles que praticam musculação com regularidade, a alimentação é um fator fundamental para garantir um bom resultado. Por isso, ela deve ser equilibrada e completa em macro e micronutrientes, permitindo que o corpo realize todas as suas funções adequadamente e alcance um bom desempenho. Adicionalmente, os atletas aumentaram seu consumo de suplementos alimentares e estão buscando orientações sobre seu uso com seus treinadores. Porém o uso inadequado destes suplementos pode trazer complicações à saúde, como doenças orgânicas e silenciosas. O estudo teve como objetivo principal analisar o estado nutricional, a adequação do consumo alimentar e o uso de suplementos dos participantes institucionalizados. A pesquisa realizada tratou-se de um estudo descritivo, observacional e transversal, sendo desenvolvida em uma academia no bairro Jacarecanga na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará, a qual participaram 76 indivíduos com idade entre 20 a 46 anos que praticam musculação. Foi avaliado o recordatório alimentar e o questionário alimentar, dentre várias perguntas foi indagado o peso e a altura dos praticantes. A partir desses dados foram observados o consumo de cálcio e macronutrientes e com os dados da antropometria foi calculada sua EER (necessidade estimada de energia) para observar a adequação dos nutrientes. Assim observou-se que os praticantes não estavam consumindo quantidades adequadas de macronutriente, principalmente carboidratos e lipídeos, e em relação aos micronutrientes, o principal mineral observado foi o cálcio que se mostrou abaixo do recomendado tanto no sexo masculino como principalmente no feminino. Além disto, foi observado o uso de suplementos alimentares em que uma boa parte dos participantes tiveram uma orientação adequada, porém outra parte já não recebeu orientação de um profissional qualificado para tal fim. Portanto, esse estudo teve uma grande relevância para os atletas perceberem a importância de um acompanhamento nutricional tanto para um melhor rendimento, como também para prevenir algumas doenças que podem ser causadas por esse uso sem orientação.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/720
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO THIAGO SALES ROCHA e KARINE DE MOURA CARLOS_TCC.pdf672,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.