Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/719
Título: Perfil nutricional de pacientes oncológicos em tratamento em um centro de referência em Fortaleza – CE
Autor(es): Aquino, Cristhyane Costa de
Sousa, Fernanda Leite Mendes de
Palavras-chave: Neoplasia
Estado nutricional
Tratamento farmacológico
Data do documento: 2-Dez-2020
Citação: SOUSA, Fernanda Leite Mendes de. Perfil nutricional de pacientes oncológicos em tratamento em um centro de referência em Fortaleza – CE. 2020. 21f. Artigo (Graduação em Nutrição) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O câncer é uma doença multifatorial que se caracteriza pelo crescimento desordenado de células levando a uma série de alterações no metabolismo e interferindo no estado nutricional dos pacientes. Avaliar o perfil nutricional de pacientes oncológicos em tratamento em um Centro de Referência em Fortaleza – CE. Estudo de natureza quantitativa, transversal, realizado em um centro de referência em Fortaleza - Ce. A amostra contou com 40 pacientes adultos, em tratamento antineoplásico e de ambos os sexos. Foram aplicados os questionários socioeconômico e cultural, de avaliação de clínica e métodos antropométricos para aferição de peso, altura e circunferência do braço. O estudo mostrou prevalência do sexo feminino (67,5%), sendo a maior prevalência das doenças respectivamente, câncer de mama (42,5%), no sexo feminino e Doença de Hodgkin (5%) no sexo masculino. Náuseas, mucosite e diarreia foram os efeitos colaterais ao tratamento mais observados nesses pacientes. Em relação ao estado nutricional observa-se prevalência de eutrofia (35%) e obesidade (40%). Conclui-se que apesar dos inúmeros efeitos colaterais desencadeados pelo tratamento antineoplásico, o perfil nutricional predominante foi de eutrofia e sobrepeso.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/719
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDA LEITE MENDES DE SOUSA_TCC.pdf748,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.