Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/717
Título: Adequação nutricional segundo IQ COSAN e PNAE de Cardápios oferecidos em escolas públicas de Fortaleza-CE
Autor(es): Gomes, Isabela Limaverde
Lourenço, Eric Wenda Ribeiro
Seleguin, Grasyelle Pereira de Vasconcelos
Palavras-chave: Merenda escolar
Planejamento de cardápio
Desenvolvimento infantil
Alimentação saudável
Data do documento: 7-Dez-2020
Citação: LOURENÇO, Eric Wenda Ribeiro; SELEGUIN, Grasyelle Pereira de Vasconcelos. Adequação nutricional segundo IQ COSAN e PNAE de Cardápios oferecidos em escolas públicas de Fortaleza-CE. 2020. 21f. Artigo (Graduação em Nutrição) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A alimentação saudável é de grande importância no desenvolvimento biopsicossocial, no crescimento e aprendizagem do indivíduo, sendo no decorrer da infância a formação dos hábitos nutricionais que vão perdurar para a vida adulta. A escola deve fornecer uma alimentação adequada na merenda escolar e promover ações educativas para promoção de uma alimentação adequada, para assegurar esse direito o governo criou o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com o intuito de fornecer subsídios que garantam uma alimentação saudável e adequada, e ações de educação alimentar e nutricional para todos os alunos da educação básica da rede pública do país. Para verificação da qualidade dos cardápios ofertados foi criado pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Índice de Qualidade da Coordenação de Segurança Alimentar (IQ COSAN), uma ferramenta com o objetivo de verificar a qualidade de cardápios no âmbito do PNAE. O estudo tem como objetivo analisar a adequação nutricional dos cardápios escolares oferecidos em escolas municipais de Fortaleza- CE segundo a ferramenta do IQ COSAN e as recomendações do FNDE. Os cardápios analisados considerados foram do período dos meses de janeiro a março dos pré-escolares das escolas municipais de Fortaleza- CE, onde são ofertadas duas refeições diárias, e foram avaliados a adequação nutricional do teor de valor energético, macronutrientes (carboidrato, proteína e lipídio) e micronutrientes (vitaminas A, vitamina C, cálcio, ferro e sódio), tendo como adequado somente carboidratos, proteínas e vitamina C, segundo recomendações do PNAE, e a presença dos grupos alimentares, alimentos regionais, sociobiodiversidade, diversidade do cardápio, ausência de alimentos restritos, doces e alimentos proibidos segundo IQCOSAN, atingindo a pontuação de precisa de melhoras, com ausência de alimentos regionais e baixa oferta de frutas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/717
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERIC WENDA RIBEIRO LOURENÇO E GRASYELLE PEREIRA DE VASCONCELOS SELEGUIN_TCC.pdf402,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.