Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/716
Título: Prescrição e utilização de suplementos alimentares por fisiculturistas no Brasil: uma revisão de literatura
Autor(es): Paim, Raquel Teixeira Terceiro
Silva, Arielle Cristhiane Aguilera
Barroso, Bruno Leite Marques
Palavras-chave: Atletas
Musculação
Suplementos nutricionais
Treinamento de resistência
Data do documento: 16-Dez-2020
Citação: SILVA, Arielle Cristhiane Aguilera; BARROSO, Bruno Leite Marques. Prescrição e utilização de suplementos alimentares por fisiculturistas no Brasil: uma revisão de literatura. 2020. 22f. Artigo (Graduação em Nutrição) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O fisiculturismo é uma categoria ainda pouco conhecido entre as demais modalidades esportistas, se tratando de um esporte eminentemente estético, a qual busca, através das formas corporais, padrões competitivos de contornos visuais aparentes dos corpos, os quais são jugados pelo volume, definição, proporção e simetria. Essa classe de atleta faz importantes investimentos monetários, somáticos e nutricionais para o alcance e sucesso dos seus objetivos. Contudo, as estratégias nutricionais empregadas, particularmente a utilização de suplementos alimentares, muitas vezes, são utilizadas de forma inadequada, sem a devida prescrição por profissional capacitado, conferindo prejuízos à saúde desses indivíduos. Diante do exposto, o objetivo desse estudo foi revisar na literatura a prescrição e utilização de suplementos alimentares por fisiculturistas no Brasil. A revisão de literatura realizada nessa pesquisa é do tipo integrativa, apresentando os seguintes critérios de inclusão: artigos em português, inglês ou espanhol, publicados nos últimos cinco anos, que apresentassem em sua discussão considerações sobre a prescrição e utilização de suplementos alimentares por fisiculturistas, indexados nas bases de dados CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e SCIELO (biblioteca eletrônica). Foram utilizadas combinações entre as seguintes palavras-chave, consideradas descritores no DeCS (Descritores em Ciências de Saúde): “Treinamento de Resistência”, “Atletas”, “Suplementos Nutricionais” e, “Musculação”. Após análise minuciosa dos artigos selecionados, apenas 11 foram escolhidos como objeto de estudo por apresentarem aspectos que respondiam à questão norteadora desta revisão. Os suplementos mais utilizados equivalem aos de proteína, carboidratos e, com frequência de utilização por pelo menos 1 ano. Ademais, a maior parte dos artigos identificou que os atletas faziam uso dos suplementos sem acompanhamento profissional. Conclui-se que a suplementação alimentar é uma constância dentre as estratégias alimentares empregadas pelos atletas de fisiculturismo, sendo prevalente a auto prescrição e/ou prescrição pelo profissional de educação física. Assim, ressalta-se a importância de se conscientizar essa categoria de atleta sobre o papel dietético do suplemento alimentar, assim como, a orientação de profissional capacitado.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/716
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARIELLE CRISTHIANE AGUILERA SILVA e BRUNO LEITE MARQUES BARROSO_TCC.pdf522,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.