Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/713
Título: Frequência de leitura e compreensão de rótulos de alimentos industrializados: uma revisão integrativa
Autor(es): Paim, Raquel Teixeira Terceiro
Basilio, Ana Isabele Cabral
Sousa, Dhueycy Dyonnatan Abreu de
Palavras-chave: Rotulagem de alimentos
Rotulagem nutricional
Comportamento do consumidor
Data do documento: 21-Dez-2020
Citação: BASÍLIO, Ana Isabele Cabral; SOUSA, Dhueycy Dyonnatan Abreu de. Frequência de leitura e compreensão de rótulos de alimentos industrializados: uma revisão integrativa. 2020. 25f. Artigo (Graduação em Nutrição) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Com o crescente consumo de alimentos industrializados, a leitura dos rótulos pode trazer ao consumidor conhecimento real acerca das características do alimento que será obtido, constituindo uma ferramenta importante, ajudando-o a fazer boas escolhas alimentares. Contudo, estudos apontam que muitos consumidores não leem as informações dos rótulos alimentares, e/ou pouco conseguem entendê-las integralmente. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo é avaliar a frequência e o nível de conhecimento quanto à leitura das informações nutricionais de produtos alimentares industrializados. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, apresentando os seguintes critérios de inclusão: estudos transversais, observacionais e descritivos, de livre acesso, disponíveis na íntegra, nos idiomas português e espanhol, publicados nos últimos 10 anos, que apresentassem em sua discussão, considerações sobre a frequência de leitura de rótulos alimentares, assim como o nível de compreensão das informações contidas nesses rótulos, indexados nas bases de dados, Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). As palavras-chave, foram selecionadas em consulta aos descritores em Ciências da Saúde (DECS). As buscas foram realizadas por meio de combinações entre os seguintes descritores: “rotulagem de alimentos”, “rotulagem nutricional”, “comportamento do consumidor”, “compreensão” e “entendimento”. Foram excluídos os artigos duplicados, revisões de literatura e trabalhos com o público infantil. Após análise minuciosa dos artigos selecionados, apenas 12 foram escolhidos como objeto de estudo. Observou-se que, a maioria dos trabalhos apontaram que o público, majoritariamente tem o hábito de ler os rótulos alimentares, entretanto, em todos os estudos também foi possível observar que, a grande maioria não compreende completamente as informações contidas nos rótulos. A forma inadequada de apresentar as informações, o tamanho da letra e a complexidade das palavras, por vezes foram apontadas como fatores que dificultam o entendimento das informações por parte dos consumidores. Dentre os fatores mais associados com o nível de compreensão das informações são, o grau de escolaridade e o nível econômico da população. Diante dos achados, conclui-se que, a população estudada costuma ler os rótulos alimentares, porém, uma parcela importante não consegue compreendê-lo completamente. Esses dados evidenciam a importância da ampliação da Educação Alimentar e Nutricional e a garantia de leis que assegurem que as informações nos rótulos sejam expostas de forma mais clara e compreensível possível.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/713
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA ISABELE CABRAL BASÍLIO DHUEYCY DYONNATAN ABREU DE SOUSA_TCC.pdf206,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.