Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/708
Título: Aspectos cardíacos estruturais e funcionais em adultos jovens hipertensos
Autor(es): Olegario, Natalia Bitar da Cunha
Vasconcelos, Suelen Cynthia Alves
Carneiro, Thalia de Sousa
Palavras-chave: Anormalidades cardiovasculares
Hipertensão
Adulto
Jovem
Data do documento: 10-Dez-2020
Citação: VASCONCELOS, Suelen Cynthia Alves; CARNEIRO, Thalia de Sousa. Aspectos cardíacos estruturais e funcionais em adultos jovens hipertensos. 2020. 22f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A hipertensão arterial sistêmica mostrou-se crescente nos adultos jovens, podendo desencadear alterações cardíacas, identificadas por meio do ecocardiograma. Com isso, objetivou-se descrever as alterações cardíacas estruturais e funcionais em adultos jovens hipertensos. Foi realizado um estudo documental, a partir da análise de prontuários médicos, de pacientes com faixa etária de 20 a 40 anos, em uma clínica de referência no município de Caucaia-CE, utilizando um instrumento para coleta de dados, elaborado pelos autores. Foram avaliados 49 prontuários de pacientes com hipertensão arterial (idade média 31,7 ± 5,5 anos). Evidenciou- se que todos os pacientes eram sedentários, 61,2% tinham hipercolesterolemia, 36,7% eram diabéticos, 16,3% tabagistas e 4,1% etilistas. Não foram evidenciadas alterações na função sistólica, tendo os pacientes a fração de ejeção preservada. O índice de massa do ventrículo esquerdo estava aumentado em 10,2% dos pacientes, havendo disfunção diastólica em 4,1% dos indivíduos. Alterações na função valvar aórtica, mitral e tricúspide foram encontradas, sendo o prolapso da valva mitral a mais frequente. Foram identificados 2 casos de hipertensão arterial pulmonar, 2 casos de dilatação do átrio esquerdo de grau discreto, 5 casos de dilatação do ventrículo esquerdo. Conclui-se que, na população hipertensa jovem estudada, apesar de todos apresentarem função sistólica preservada, evidenciada pela manutenção da fração da ejeção, foram encontrados casos de aumento do índice de massa do ventrículo esquerdo, disfunção diastólica, alterações de função valvar e dilatação de câmaras esquerdas. Ressalta-se que o sedentarismo foi apontado em todos os questionários e a maior parte dos pacientes estavam acima do peso ideal.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/708
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SUELEN CYNTHIA ALVES VASCONCELOS e THALIA DE SOUSA CARNEIRO_TCC.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.