Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/706
Título: Nível de conhecimento de indivíduos hipertensos sobre hipertensão arterial sistêmica
Autor(es): Lobo, Denise Moreira Lima
Vitoriano, Natalia Aguiar Moraes
Sousa, Nayanne Ferreira de
Felix, Vittoria Rodrigues
Palavras-chave: Hipertensão
Qualidade de vida
Fisioterapia
Data do documento: 8-Dez-2020
Citação: SOUSA, Nayanne Ferreira de; FELIX, Vittória Rodrigues. Nível de conhecimento de indivíduos hipertensos sobre hipertensão arterial sistêmica. 2020. 32f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A hipertensão arterial sistêmica (HAS), está presente em cerca de 60% da população idosa. O diagnóstico precoce da doença faz com que seja possível evitar complicações cardiovasculares e consequentemente ajuda a desacelerar os índices de morbimortalidade advindas de problemas cardiovasculares. Trata-se de um estudo descritivo, transversal com uma abordagem quantitativa. Realizado com uma amostra composta por 57 indivíduos adultos, hipertensos, de ambos os sexos, da cidade de Fortaleza, CE. Os resultados obtidos pelo questionário sociodemográfico mostraram que os indivíduos que compõem a amostra têm idade em média de 47 ± 13 anos, desses 67% são do sexo feminino e 38% do sexo masculino. A média do escore total obtido no MINICHAL foi de 9 pontos, o que pode ser considerado um resultado favorável, tendo em vista que o escore total do MINICHAL varia de 0 a 48 ponto e quanto mais próximo ao 0 melhor é a qualidade de vida do indivíduo. Com base nos achados é possível concluir que o nível de conhecimento de indivíduos com HAS a respeito da doença se mostrou favorável em mais da metade da amostra estudada.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/706
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAYANNE FERREIRA DE SOUSA e VITTÓRIA RODRIGUES FELIX_TCC.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.