Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/701
Título: Capacidade funcional voltada às atividades de vida de idosos com osteoartrose
Autor(es): Paredes, Paulo Fernando Machado
Santiago, Jessica Maria Cavalcante
Barbosa, Ryanne de Oliveira
Palavras-chave: Funcionalidade
Osteoartrite
Idoso
Senescência
Data do documento: 11-Dez-2020
Citação: SANTIAGO, Jéssica Maria Cavalcante; BARBOSA, Ryanne de Oliveira. Capacidade funcional voltada às atividades de vida de idosos com osteoartrose. 2020. 19f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Osteoartrose (OA) é uma doença crônica não transmissível que está associada ao processo de senescência. É uma doença degenerativa que se evidência pelo desgaste da cartilagem articular, em sua fase inicial. Com a evolução do processo de degeneração, o osso subcondral começa a apresentar alterações nas estruturas. Diante do exposto, o estudo teve como objetivo identificar se existem limitações da capacidade funcional voltada às atividades de vida de idosos com osteoartrose e se têm patologias associadas. O estudo trata-se de revisão narrativa, a partir da busca de artigos na plataforma EBSCO HOST, na base de dado LILACS e na diretória de revista SciELO. De modo geral, os estudos mostram que a OA é uma doença incapacitante com a prevalência em mulheres na terceira idade e quase sempre têm patologias associadas. A fisioterapia tem os recursos mais indicados para retardar o processo degenerativo da doença e poder melhorar a capacidade funcional do idosos com AO. Com o presente estudo foi visto que existe limitações funcionais em idosos com OA, como também há patologias associadas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/701
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JÉSSICA MARIA CAVALCANTE SANTIAGO e RYANNE DE OLIVEIRA BARBOSA_TCC.pdf200,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.