Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/699
Título: Saúde da mulher e as disfunções sexuais em acadêmicas do ensino superior
Autor(es): Nunes, Thais Teles Veras
Vitoriano, Natalia Aguiar Moraes
Siqueira, Esdra Morjary Moreira
Falcao, Victoria Silva
Palavras-chave: Sexualidade
Disfunções sexuais femininas
Estudantes universitárias
Data do documento: 10-Dez-2020
Citação: SIQUEIRA, Esdra Morjary Moreira; FALCÃO, Victória Silva. Saúde da mulher e as disfunções sexuais em acadêmicas do ensino superior. 2020. 46f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A disfunção sexual, de acordo com a OMS, é definida como uma incapacidade permanente ou recorrente em um indivíduo, no período mínimo de seis meses, que não possui uma vida sexual desejável. É de suma importância um estilo de vida satisfatório associado a um bom equilíbrio emocional para que a sexualidade se mantenha com qualidade. Esse estudo teve como objetivo analisar o perfil das acadêmicas de uma instituição de ensino superior quanto às disfunções sexuais femininas. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, utilizando metodologia quantitativa, com uma amostra composta por alunas matriculadas em uma IES, com idades entre 18 e 45 anos e vida sexual ativa, onde, foi aplicado o questionário Índice de Função Sexual Feminina (FSFI), instrumento validado e adequado para avaliar a função sexual feminina, sendo possível analisar os 6 domínios da resposta sexual. A idade, o tempo relacionamento e até mesmo o uso contínuo de métodos contraceptivos hormonais tornam-se um pré-requisito para as disfunções sexuais. Obteve-se a presença de queixas no domínio orgasmo, como também achados no domínio desejo e excitação podendo-se questionar a possibilidade de estimulação diminuída em diversos aspectos, quando se perguntado pela resposta sexual nas últimas 4 semanas. Falar sobre sexualidade ainda é uma temática rodeada de influências que podem, de maneira negativa, intervir na função sexual, sendo gatilhos para as possíveis disfunções sexuais femininas. Fazem-se necessários mais trabalhos e intervenções na área da sexualidade, pois são uma temática ainda pouco explorada em diversos aspectos que variam desde a idade, religião até mesmo preconceitos impostos pela sociedade e pelo próprio público feminino. Podendo contribuir para a literatura escassa fornecendo para as pessoas informações sobre o assunto e fortalecendo a promoção e prevenção da saúde sexual e reprodutiva do público feminino.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/699
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESDRA MORJARY MOREIRA SIQUEIRA e VICTÓRIA SILVA FALCÃO_TCC.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.