Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/691
Título: Perfil epidemiológico e cinético funcional de pacientes com disfunções na articulação do joelho atendidos em uma clínica particular de Fortaleza
Autor(es): Lopes, Rinna Rocha
Barroso, Ana Karoline da Silva
Juca, Sabrina Oliveira
Palavras-chave: Joelho
Disfunções no joelho
Anatomia do joelho
Data do documento: 10-Dez-2020
Citação: BARROSO, Ana Karoline da Silva; JUCÁ, Sabrina Oliveira. Perfil epidemiológico e cinético funcional de pacientes com disfunções na articulação do joelho atendidos em uma clínica particular de Fortaleza. 2020. 23f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Introdução: As disfunções musculoesqueléticas são muito comuns na população em geral. São doenças que acometem o sistema locomotor e suas estruturas conectivas gerando incapacidade crônica em populações de características diferentes. Fatores como idade, ambiente e genética podem influenciar nessas disfunções demandando estudos para compreender os fenômenos associados a esses padrões. Objetivo: Caracterizar o perfil epidemiológico e cinético funcional de pacientes com disfunções no joelho atendidos em uma clínica particular de fortaleza. Métodos: O instrumento de coletas de dados se deu através de um questionário sociodemográfico, possuindo seis perguntas, divididas em: código para identificação do participante, idade, escolaridade, estado civil, profissão e diagnóstico clinico. Para avaliar a funcionalidade do joelho foi utilizado o questionário Knee injury and Osteoarthritis Outcome Score (KOOS), versão em Português LK1.Resultados: Verificou -se que a prevalência de disfunções na clínica particular de Fortaleza era do sexo masculino, com idade de maior prevalência de 53 anos com (19,19%) e com 57 anos com (9,9%). Com o grau de escolaridade nível superior completo e com o estado civil de casado com (77,27%). Cujo diagnóstico clínico de maior prevalência foi a condromalácia grau IV com (22,73%) e lesão ligamentar medial de (18,18%). Conclusão: Conclui-se que a lesão condromalácia patelar grau IV é mais comum. A dor no joelho referida na pesquisa é de intensidade moderada e que as limitações que as disfunções do joelho trazem são de intensidade moderada.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/691
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA KAROLINE DA SILVA BARROSO e SABRINA OLIVEIRA JUCÁ_TCC.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.