Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/688
Título: Análise da terapia espelho aplicada em membro superior hemiparético de pacientes com sequelas de AVE isquêmico
Autor(es): Taddeo, Patricia da Silva
Prado, Amanda Portela do
Silva, Jordania Maria Barbosa da
Palavras-chave: Terapia espelho
Acidente Vascular Encefálico - AVE
Membro parético
Data do documento: 11-Dez-2020
Citação: PRADO, Amanda Portela do; Jordânia SILVA, Maria Barbosa da. Análise da terapia espelho aplicada em membro superior hemiparético de pacientes com sequelas de AVE isquêmico. 2020. 18f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O Acidente Vascular Encefálico (AVE) denomina-se por uma perda rápida e não convulsiva da função neurológica, devido à obstrução ou rompimento dos vasos sanguíneos em uma determinada área encefálica. Atualmente, o AVE é a principal causa da incapacidade funcional, em jovens, adultos e idosos, podendo levar o indivíduo ao óbito. A reabilitação para sequelas neurológicas abrange diversas áreas da fisioterapia com variações de técnicas e intervenções voltadas para a reeducação neuromuscular de pacientes após AVE. Dentre as inúmeras terapias estudadas com foco na reeducação neurológica, a Terapia Espelho (TE) vem ganhando um espaço significativo como protocolo de atendimento em pacientes hemiparéticos. Assim, esse estudo teve como objetivo analisar os efeitos da terapia do espelho em membros superiores de pacientes com sequelas de AVE isquêmico. Trata-se de uma revisão de literatura, realizada nas bases de dados Portal Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), PubMed, buscador Google Acadêmico e no diretório de revista SciELO, com os seguintes descritores: Terapia espelho, acidente vascular encefálico, membro parético e Mirror therapy. Foi possível reunir ensaios clínicos onde os autores conseguiram comprovar a eficiência da TE em pacientes com hemiparesia. Após a utilização da TE os autores mencionam a relevância do ganho de movimentos passivos e consequentemente a diminuição da espasticidade. Destacam ainda um ganho significativo para a motricidade fina, sendo eficaz na destreza da parte distal como punho e mão, sendo um dos benefícios principais para o autocuidado do paciente.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/688
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA PORTELA DO PRADO e JORDÂNIA MARIA BARBOSA DA SILVA_TCC.pdf241,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.