Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/661
Título: Resposta aguda da temperatura superficial da pele do antebraço após combate simulado de jiu jitsu
Autor(es): Uchoa, Paulo Andre Gomes
Carneiro, Vitoria de Almeida
Palavras-chave: Jiu-jitsu
Termografia
Preparação física
Data do documento: 7-Dez-2020
Citação: CARNEIRO, Vitória de Almeida. Resposta aguda da temperatura superficial da pele do antebraço após combate simulado de jiu jitsu. 2020. 18f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O Jiu Jitsu é considerado umas das artes marciais mais antigas do mundo, essa arte marcial consiste em ações defensivas e ofensivas que tem como objetivo dominar o adversário através de técnicas como imobilizações e estrangulamentos. O jiu-jitsu brasileiro é considerado um esporte predominantemente aeróbico com ativação moderada do sistema glicolítico. A termografia médica infravermelha é um instrumento de análise não invasiva e não radioativa capaz de analisar funções fisiológicas relacionadas ao controle da temperatura da pele. Logo a pesquisa tem como objetivo identificar a reação térmica do antebraço pré e após combate simulado de jiu jitsu. A pesquisa se classifica como um estudo direto e descritivo de modo transversal com uma abordagem quantitativa. O cenário foi a Academia Uniesportiva Fametro, o universo da pesquisa foram atletas de jiu jitsu e a amostra composta por 10 atletas. Nessa coleta foi observado que não houve mudanças significativas da temperatura superficial da pele do antebraço.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/661
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VITÓRIA DE ALMEIDA CARNEIRO_TCC.pdf348,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.