Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/655
Título: Jiu-jitsu: benefícios de uma arte milenar para a qualidade de vida dos jovens
Autor(es): Policarpo, Bruno Feitosa
Sousa, Rodrigo Rodrigues
Palavras-chave: Jiu-jitsu
Qualidade de vida
Luta
Data do documento: 3-Dez-2020
Citação: SOUSA, Rodrigo Rodrigues. Jiu-jitsu: benefícios de uma arte milenar para a qualidade de vida dos jovens. 2020. 17f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O Jiu-jitsu, é uma arte milenar de combate, que ano após ano, vem crescendo os números de praticantes dessa luta. A luta em si, está ligada a qualidade de vida, o Jiu-jitsu não precisa de nenhuma arma para se defender de seus oponentes, basta usar sua inteligência, permitindo ao mais fraco consiga se defender e até dominar um adversário fisicamente mais forte. Diante do apresentado, esta pesquisa tem como objetivo buscar benefícios que podem ser encontrados a partir da pratica do Jiu-jitsu, não só benefícios físicos, mas psicológicos, social e o bem-estar que o praticante pode obter diante do Jiu-jitsu. O estudo se caracteriza como pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, para obter informações dos entrevistados, usou-se de um questionário. O cenário da pesquisa foi na academia Cícero Costa localizada na cidade de Fortaleza, onde teve a participação de 20 praticantes de Jiu-jitsu. Os resultados apresentados, mostram que o Jiu-jitsu colabora positivamente para promover bem-estar físico, psicológico e social entre seus praticantes. Os principais resultados apontam que 30% dos praticantes conseguiram obter melhoria no bom humor, 30% conseguiram aumentar a resistência no corpo, e 25% dos praticantes conseguiram desenvolver auto estima no Jiu-jitsu, com o pensamento que pode ir além do que se imagina. Concluiu-se que o Jiu-jitsu promove saúde, não só é uma modalidade esportiva, mas ao se praticar, o aluno consegue desenvolver vário tipos de habilidades.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/655
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGO RODRIGUES SOUSA_TCC.pdf481,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.