Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/654
Título: Percepção da imagem corporal de universitários atletas e não atletas
Autor(es): Cunha, Raissa Forte Pires
Cordeiro, Rafael Yari
Palavras-chave: Imagem corporal
Universitários
Atletas
Data do documento: 3-Dez-2020
Citação: CORDEIRO, Rafael Yari. Percepção da imagem corporal de universitários atletas e não atletas. 2020. 32f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A imagem corporal possui vários componentes em seu construto, um destes é a insatisfação corporal que possui relação com atitudes e comportamentos que o indivíduo tem acerca do próprio corpo. Essa insatisfação é afetada por uma infinidade de fatores, pode-se citar como exemplo, a cultura, a mídia e a prática de atividades físicas. O objetivo do trabalho foi comparar a percepção da imagem corporal de universitários atletas e não atletas. Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo documental de abordagem quantitativa. Foi realizada no mês de fevereiro de 2020 a março de 2020. A amostra foi composta por 116 universitários atletas e não atletas dos cursos de graduação da Universidade. Para a coleta de dados foi utilizado o Questionário Body Shape Questionnaire (BSQ-34) para avaliar a insatisfação corporal dos universitários. A análise das respostas e o cálculo de prevalência foram realizados através da estatística descritiva (média, mínima, máxima, frequência e percentuais). Os principais resultados apontam os acadêmicos atletas possuem a percepção mais positiva em relação a sua imagem corporal de acadêmicos não atletas. Os não atletas apresentaram insatisfação moderada e grave de 8,5%, enquanto os atletas 7% de insatisfação moderada com a imagem corporal. Ademais, nenhum atleta apresentou insatisfação grave. No entanto, ainda é necessário o desenvolvimento de novos estudos no ambiente universitário direcionados a esse tema, que considerem variáveis como gênero e aspectos sócio econômicos, por exemplo. Os resultados deverão ser compartilhados com a Célula de Esportes da Universidade para que sejam traçadas estratégias de abordagem da insatisfação corporal no âmbito social, com vistas a mitigar complicações psicológicas/mentais.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/654
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAEL YARI CORDEIRO_TCC.pdf315,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.