Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/652
Título: Efeitos do exercício de alta intensidade nas respostas fisiológicas agudas em praticantes de crossfit
Autor(es): Pinheiro, Bruno Nobre
Monteiro, Pedro Henrique da Silva Barbosa
Palavras-chave: Treinamento de alta intensidade
Resposta fisiológica
Crossfit
Data do documento: 3-Dez-2020
Citação: MONTEIRO, Pedro Henrique da Silva Barbosa. Efeitos do exercício de alta intensidade nas respostas fisiológicas agudas em praticantes de crossfit. 2020. 23f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O Cross training (Crossfit) é definido como um conjunto de movimentos funcionais sendo constantemente variados e realizados em alta intensidade. (TIBANA; ALMEIDA; PRESTES, 2015). Vários autores como (MCARDLE, 2016; POWERS, 2014) estudam e afirmam que a prática regular de exercício físico traz benefícios a diferentes sistemas como: cardiovascular, sistema respiratório, muscular e imunológico. Mas segundo (MARTÍNEZ e ALVAREZ-MON, 1999). Os atletas submetidos a um treinamento de alta intensidade e grande volume apresentam uma maior suscetibilidade ao desenvolvimento de infecções leves; qualquer doença infecciosa, por mais clinicamente leve que seja, está associada com uma queda de desempenho em atletas. Já (BARROS, 2016) fala que se deve evitar são os exercícios de intensidade acima de um limite crítico, que reconhecidamente vão ter o efeito inverso, diminuindo a imunidade e aumentando a incidência de doenças por enfraquecimento imunológico. O presente estudo é importante para se entender melhor como o funcionamento orgânico do indivíduo se comporta e assim podendo equalizar método de treinamento, intensidade e volume de acordo com o objetivo específico de cada um. Verificar o processo inflamatório causado nos músculos da face anterior e posterior da perna, braços e troco, pós exercício, através do uso de termografia infravermelho. Além da coleta pré e pós exercício de glicemia capilar e aferição de pressão sanguínea. Participaram da pesquisa 4 indivíduos com vivencia em treinamento integrado e treinamento de alta intensidade. O local da pesquisa foi a academia Unifametro onde se foi utilizado o benchmark Fran do crossfit de forma adaptada. Ao fim podemos obter as repostas fisiológicas pré e pos um wod de crossfit. Chegamos à conclusão que só se teve alterações significantes na pressão arterial sistólica e na temperatura de pele dos músculos do quadríceps e costas. Reforçando a eficácia das variáveis fisiológicas agudas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/652
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEDRO HENRIQUE DA SILVA BARBOSA MONTEIRO_TCC.pdf232,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.