Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/650
Título: Respostas fisiológicas ao treinamento de jiu jitsu em indivíduos com sobrepeso: estudo de caso
Autor(es): Cavalcante, Jurandir Fernandes
Barbosa, Paulo Henrique Almeida da Silva
Palavras-chave: Jiu jitsu
Sedentarismo
Sobrepeso
Data do documento: 8-Dez-2020
Citação: BARBOSA, Paulo Henrique Almeida da Silva. Respostas fisiológicas ao treinamento de jiu jitsu em indivíduos com sobrepeso: estudo de caso. 2020. 20f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A presente pesquisa tem o estudo de caso acerca de um jovem de vinte e três anos, obeso e sedentário que iniciou o treino de Jiu-Jitsu. Objetiva-se com ela compreender os efeitos fisiológicos do Jiu-Jitsu em pessoas com sobrepeso, identificar de que forma isso ocorre e avaliar como ocorre tal redução corporal. O cenário foi o estudo de caso em uma academia da cidade de Fortaleza. Participou da pesquisa uma pessoa obesa e sedentária. Os dados foram coletados através da aplicação do Teste de Cooper, que é o teste de corrida de doze minutos, seguindo o protocolo de Cooper, coleta da Frequência Cardíaca Máxima, através do relógio smartwatch, frequencimetro, da aferição da Pressão Arterial, com o esfigmomanômetro. O peso foi verificado através da balança analógica e o percentual de gordura foi investigado pelo protocolo que se baseou no peso, na altura, idade, medição do pescoço, cintura e quadril, sendo este o protocolo de McArdle. Os principais resultados apontam que ocorreu uma melhora de todos os parâmetros após dois meses de treino de Jiu-Jitsu. Conclui-se que o treino de Jiu-Jitsu auxiliou na redução de peso corporal e que o voluntário obteve uma melhora nas suas respostas fisiológicas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/650
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULO HENRIQUE ALMEIDA DA SILVA BARBOSA_TCC.pdf411,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.