Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/648
Título: Exercício físico para crianças e adolescentes com depressão
Autor(es): Cunha, Raissa Forte Pires
Cordeiro, Nathan Bezerra
Palavras-chave: Atividade física
Depressão
Criança
Adolescente
Data do documento: 4-Dez-2020
Citação: CORDEIRO, Nathan Bezerra. Exercício físico para crianças e adolescentes com depressão. 2020. 17f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A depressão é uma ameaça comum para crianças e adolescentes em termos de afetar o desenvolvimento psicossocial e aumentar o risco de suicídio. O exercício físico tornou-se uma alternativa promissora podendo substituir ou diminuir o uso de medicamentos e promover a saúde mental. O objetivo desta pesquisa foi identificar os benefícios do exercício físico para crianças e adolescentes diagnosticados com depressão com base em uma revisão bibliográfica. Por meio de um levantamento bibliográfico dos últimos 15 anos nas plataformas PUBmed, SciELO e LILACS, foram selecionados cinco artigos onde os mesmos continham as temáticas: grupo sem intervenção, grupo de exercícios de baixa, moderada e alta intensidade, grupo de intervenção psicossocial, treinamento aeróbio, anaeróbio e lazer. Os principais artigos apontaram que os resultados do exercício físico, são efeitos pequenos a médios, mas consistentemente positivos, bem como nenhum efeito colateral negativo para crianças e adolescentes. Conclui-se que o exercício físico pode se tornar uma alternativa viável de tratamento, pelo baixo nível de efeitos colaterais, alto nível de acessibilidade e baixo custo comparado a estratégias medicamentosas e psicoterápicas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/648
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATHAN BEZERRA CORDEIRO _TCC.pdf667,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.