Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/640
Título: Incidências de lesões esportivas de árbitros da Federação Cearense de Futebol
Autor(es): Uchoa, Paulo Andre Gomes
Lopes, Keoma Andrade
Palavras-chave: Lesão desportiva
Árbitro
Futebol
Data do documento: 1-Dez-2020
Citação: LOPES, Keoma Andrade. Incidências de lesões esportivas de árbitros da Federação Cearense de Futebol. 2020. 20f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O futebol é um dos esportes mais praticados no mundo, A função dos árbitros de futebol exige altos níveis de demanda metabólica para poder suportar o tempo e a intensidade da partida, com isso os árbitros ficam suscetíveis as lesões esportivas, não igual aos jogadores que sofrem muitas lesões devido ao contato físico direto ao disputar as jogadas. Assim, considerado um ritmo cada vez maior fruto do avanço na preparação dos jogadores, é necessário que eles apresentem níveis adequados de aptidão física e de condicionamento físico para amenizar os ricos de lesões. O objetivo geral deste trabalho foi fazer uma análise retrospectiva das incidências, circunstâncias e características das lesões que acometem o árbitro de futebol da federação cearense de futebol. O cenário da pesquisa foi realizada nas Areninhas de Fortaleza, participaram da pesquisa 15 árbitros da Federação Cearense de Futebol, para a coleta de dados foi utilizado um questionário no Google Formulário, os principais resultados apontam que a maioria dos árbitros sofrem lesão desportivas de distensão durante os treinamentos que antecedem os testes físicos que são submetidos durante o ano, conclui-se que o maior índice de lesão desportiva foram nos árbitros acima de 30 anos e especificamente a distensão na coxa posterior.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/640
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KEOMA ANDRADE LOPES_TCC.pdf857,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.