Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/631
Título: Efeitos fisiológicos do exercício resistido sobre o lactato sanguíneo, frequência cardíaca e temperatura da pele
Autor(es): Pinheiro, Bruno Nobre
Freitas, Francisco Carlos Evangelista
Palavras-chave: Exercício resistido
Efeitos fisiológicos
Saúde
Data do documento: 1-Dez-2020
Citação: FREITAS, Francisco Carlos Evangelista. Efeitos fisiológicos do exercício resistido sobre o lactato sanguíneo, frequência cardíaca e temperatura da pele. 2020. 18f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A musculação é um dos exercícios mais conhecidos e praticados em todo o mundo por fortalecer músculos e articulações, corrigindo desequilíbrios da musculatura e favorecendo a prevenção de contusões, além de auxiliar na redução de gordura. Quanto aos aspectos fisiológicos o ER é essencial para aprimorar a eficiência cardiovascular e bioenergética, aperfeiçoando os sistemas energéticos e favorecendo o controle da homeostase. O objetivo deste estudo foi identificar os efeitos fisiológicos decorrentes da prática de diferentes tipos de exercícios resistidos. A metodologia utilizada para a realização do estudo foi a revisão bibliográfica sistemática através de consulta realizada nas seguintes bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana em Ciências de Saúde (LILACS), The Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL) e PubMed. Os resultados apontaram que, apesar de diferenças nos comportamentos hemodinâmicos, segundo o tipo de exercício e sua intensidade, os valores de FC e PAS se elevaram, mas mantiveram-se dentro de limites clinicamente aceitáveis, o que depõe a favor de sua prática. Concluiu-se que o exercício resistido de diferentes segmentos corporais acarreta aumentos seguros dos níveis de pressão arterial sistólica, com maior resposta quando exercitados grandes grupos musculares, como o quadríceps femoral e o músculo deltoide, em cargas elevadas. Igualmente constatou-se que maiores demandas fisiológicas podem ser obtidas com maior duração de repetição e que a hipertensão arterial pode afetar os mecanismos de dissipação de calor, o que evidencia a necessidade de seu controle. Neste sentido os protocolos de treinamento de ER mostraram-se exitosos na redução da pressão arterial dos praticantes.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/631
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO CARLOS EVANGELISTA FREITAS_TCC.pdf662,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.