Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/626
Título: Os benefícios da natação para crianças com transtorno do espectro autista
Autor(es): Barbosa, Ronnisson Luis Carvalho
Frota, Denilson Moura da
Palavras-chave: Criança
Natação
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Data do documento: 2-Dez-2020
Citação: FROTA, Denílson Moura da. Os benefícios da natação para crianças com transtorno do espectro autista. 2020. 28f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O transtorno do espectro autista (TEA) se refere a uma série de condições, caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem. A natação para crianças com transtorno do espectro autista é um possível tratamento complementar de reabilitação física e mental. O objetivo geral desse artigo é avaliar as possibilidades da natação para crianças com espectro autista. A pesquisa se classifica como um estudo descritivo, transversal com uma abordagem quantitativa. Devido ao isolamento social, os dados foram coletados através de um questionário criado no Google formulário. Os principais resultados mostram que há uma evolução de muito boa a excelente em relação aos aspectos físicos mencionados. Houve um aumento de razoável a muito bom dos aspectos cognitivos. Os aspectos emocionais foram os que mais evoluíram com a média excelente. De acordo com os gráficos os métodos de ensino mais utilizados foram o global e o misto. Concluiu-se que todos os professores dão feedback aos alunos, realizam festinhas e envolvem os pais nas atividades. Estes ainda relatam que a maioria destes pais informam sobre o progresso dos filhos aos professores. De uma maneira geral os professores informaram que a evolução dos alunos é muito boa. Nas adaptações ao meio líquido concluiu-se que cada professor se utiliza de técnicas que melhor se adequam a cada aluno.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/626
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DENILSON MOURA DA FROTA_TCC.pdf864,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.