Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/619
Título: Treinamento resistido e condromalácia patelar: percepção do graduando do curso em educação física
Autor(es): Scipiao Junior, Lino Delcio Gonçalves
Freitas, Antonio Allan Xavier de
Palavras-chave: Condromalácia patelar
Treinamento resistido
Graduandos
Data do documento: 1-Dez-2020
Citação: FREITAS, Antonio Allan Xavier de. Treinamento resistido e condromalácia patelar: percepção do graduando do curso em educação física. 2020. 24f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A condromalácia patelar, também conhecida como síndrome patelofemoral é uma patologia que se caracteriza pelo amolecimento da cartilagem. Assim temos o treinamento resistido como um aliado, pois auxilia na recuperação da força muscular, bem como na estabilização do grau da lesão. Deste modo a presente pesquisa tem por objetivo avaliar os níveis de conhecimento dos graduandos do curso de Educação Física em relação a patologia da condromalácia patelar. Especificamente buscou identificar se os alunos sabem o que é condromalácia patelar e se os mesmos têm percepção para relacionar a patologia utilizando a metodologia do treinamento resistido. O cenário desta pesquisa se deu em faculdades e universidades na cidade de Fortaleza-CE. Classificou como estudo de campo de abordagem qualitativa e quantitativa, descritiva de modo transversal. Participaram desta pesquisa 33 graduandos do curso de educação física. A coleta de dados foi realizada na forma de questionário semiestruturado, contendo sete questões objetivas e subjetivas. Os principais resultados desta pesquisa apresentam que os graduandos de educação física têm o conhecimento moderado da patologia condromalácia patelar e que a maioria dos pesquisados se sentem inseguros e não habilitados para trabalhar com esse público ao concluírem o período acadêmico. Conclui-se com a pesquisa que as faculdades/universidades precisam dar mais relevância para o assunto tratado, e que muito embora esse conteúdo seja repassado de forma superficial os graduandos buscam em cursos e pesquisas sobre o conteúdo, para que assim obtenham o conhecimento necessário para que seja feito um trabalho positivo.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/619
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIO ALLAN XAVIER DE FREITAS_TCC.pdf751,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.