Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/608
Título: Construção de álbum seriado para educação em saúde sobre sexualidade e ISTs para idosos
Autor(es): Moura, Denizielle de Jesus Moreira
Costa, Jefferson Igor Dias
Lima, Leticia de Brito
Palavras-chave: Idoso
Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST
Sexualidade
Enfermagem
Data do documento: 10-Dez-2020
Citação: COSTA, Jefferson Igor Dias; LIMA, Letícia de Brito. Construção de álbum seriado para educação em saúde sobre sexualidade e ISTs para idosos. 2020. 40f. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O redescobrimento da sexualidade na terceira idade implica vulnerabilidades, visto que alguns grupos sociais reduzem o indivíduo no processo de envelhecimento a alguém assexuado. Dessa forma, torna-os mais vulneráveis a uma série de condições, entre elas as infecções sexualmente transmissíveis. O declínio da função física, os mitos e preconceitos, agregados a escassez de estratégias e orientações que priorizem a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis podem levar a relações sexuais desprotegidas. Objetivou-se construir um álbum seriado como ferramenta de apoio a orientação dos idosos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis. Trata-se de um estudo metodológico. A construção da tecnologia educativa contou com as seguintes etapas definição do construto teórico, definição do layout e diagramação. A análise da literatura sobre sexualidade e IST em idosos embasou oito tópicos intitulados: conceitos e definições, epidemiologia, transmissão das IST, como se proteger, sinais e sintomas, conhecendo as IST, buscando ajuda e o primeiro passo. O álbum contém 15 lâminas dividas em dois lados um referente ao paciente e o outro destinado ao profissional de saúde. Os componentes gráficos, cores, letras e elementos textuais buscam prender a atenção do idoso e gerar um pensamento crítico reflexivo e uma comunicação dialógica entre profissional e paciente. O álbum seriado “Sexualidade e IST em Idosos”, mostrou ser um material educativo que pode ser utilizado por enfermeiros como ferramenta facilitadora em suas atividades de orientação e educação em saúde nas unidades de saúde, nas consultas e/ou em grupos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/608
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JEFFERSON IGOR DIAS COSTA e LETÍCIA DE BRITO LIMA_TCC.pdf3,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.