Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/601
Título: Construção de uma cartilha educativa para promoção da saúde do idoso com sequelas de acidente vascular cerebral
Autor(es): Nogueira, Antonio Adriano da Rocha
Roseno, Cristina Felix
Silva, Marcia dos Santos
Palavras-chave: Acidente vascular cerebral
Tecnologia educativa
Promoção de saúde
Enfermagem
Data do documento: 11-Dez-2020
Citação: ROSENO, Cristina Félix; SILVA, Márcia dos Santos. Construção de uma cartilha educativa para promoção da saúde do idoso com sequelas de acidente vascular cerebral. 2020. 26f. Artigo (Graduação em Enfermagem) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A prevenção da recorrência do acidente vascular cerebral (AVC) é uma medida fundamental para reduzir novos episódios já acometidos pela doença. Sabemos que o acidente vascular cerebral é um dos mais importantes problemas de saúde pública da atualidade. Então se acredita que a construção e validação de uma tecnologia educativa do tipo cartilha sobre cuidados aos idosos com sequelas de acidente vascular cerebral que seja de grande relevância. O objetivo do estudo foi elaborar uma tecnologia educativa em cuidados a idosos, o estudo foi realizado em quatro etapas: Na primeira etapa: será realizado uma Revisão Narrativa (RN) da literatura, a fim de explorar o conteúdo sobre os cuidados a idosos com sequelas de AVC, relevantes na literatura. Na segunda etapa: para tornar a cartilha educativa, dinâmica e mais atrativa para o público, serão selecionadas imagens coloridas na qual os usuários possam se identificar nas mesmas, favorecendo assim a comunicação e o repasse das orientações desejadas. Na terceira etapa, será realizado o agrupamento das informações com as ilustrações selecionadas com o intuito de proporcionar uma orientação e comunicação efetiva através das informações didáticas. Na quarta etapa contaremos com a colaboração de um designer gráfico para proceder com a formatação, configuração e diagramação das páginas. O esboço da cartilha constará um texto conciso, de linguagem simples e compreensível ilustrações que correspondessem bem a mensagem escolhida. A cartilha foi construída de forma a destacar informações relevantes quanto ao AVC, outros desafios de saúde relevantes que acompanham idosos com AVC, a necessidade do cuidador se cuidar, sinais de perigo e outras informações pertinentes.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/601
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRISTINA FÉLIX ROSENO e MÁRCIA DOS SANTOS SILVA_TCC.pdf643,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.