Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/600
Título: Cuidados de enfermagem na vigência de dor no neonato: revisão narrativa da literatura
Autor(es): Ferreira, Paulo Jorge de Oliveira
Pinho, Cibele Alcantara
Brandao, Willa Barroso de Paula
Palavras-chave: Neonato
Avaliação da dor
Assistência de enfermagem
Data do documento: 22-Dez-2020
Citação: PINHO, Cibele Alcântara; BRANDÃO, Willa Barroso de Paula. Cuidados de enfermagem na vigência de dor no neonato: revisão narrativa da literatura. 2020. 27f. Artigo (Graduação em Enfermagem) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Introdução: A dor no neonato se constitui como uma questão de relevância clínica, sendo imprescindível para a condução do trabalho assistencial trabalhar com a avaliação de medidas de identificação e alivio da dor em neonatos a partir da literatura científica. A atuação da equipe de enfermagem frente a problemática da dor no neonato envolve uma ação sistematizada incluindo avaliação e tomada de decisão sobre medidas mais efetivas no alívio da dor em recém-nascidos. Objetivo: Analisar na literatura científica nacional os fundamentos clínicos que norteiam as práticas de enfermagem frente a dor no neonato enfatizando as evidências de sua qualidade. Metodologia: Foi realizada uma revisão narrativa de literatura. O estudo foi realizado em fontes secundárias de pesquisa a partir das bases de dados BVS/BIREME e SCIELO. Os dados foram coletados no mês de março de 2020. A amostra do estudo foram os artigos que relatavam a assistência de Enfermagem à recém-nascidos em Unidade Neonatal em vigência de dor. Os dados foram analisados a partir de leitura direta dos artigos para coleta dos dados relativos à temática central, identificando informações pertinentes ao desenvolvimento da pesquisa em questão. Resultados: Para discutir as questões acima foi realizada uma revisão narrativa para a trabalhar a temática da dor neonatal, assim como a assistência de Enfermagem a este público alvo, sendo que, para esta discussão supracitada foram utilizados 15 artigos que objetivavam a análise da dor neonatal e a assistência de Enfermagem e no cuidado ao neonato com diagnóstico de dor. A partir dos materiais encontrados foram elaborados quadros de análise das temáticas trabalhadas em cada material para a problematização dos métodos de manejo da dor em neonatos sob os cuidados do(a) enfermeiro. Considerações finais: A dor no neonato é uma temática que deve ser discutida tanto no campo acadêmico quanto profissional para que se possa estabelecer melhores e mais diversificadas estratégias de cuidado deste público em relação ao manejo da dor, a partir da identificação da causa da dor e seguimento e avaliação da terapêutica estabelecida por a equipe multidisciplinar.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/600
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CIBELE ALCANTARA PINHO e WILLA BARROSO DE PAULA BRANDÃO_TCC.pdf468,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.