Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/597
Título: Conhecimento, prática e atitude de acadêmicos de enfermagem na abordagem da violência contra a mulher
Autor(es): Henriques, Ana Cileia Pinto Teixeira
Sampaio, Brena Kelly de Moraes
Costa, Lidia Joyce Pereira
Palavras-chave: Conhecimento
Atitude
Violência
Mulher
Enfermagem
Data do documento: 11-Dez-2020
Citação: SAMPAIO, Brena Kelly de Moraes; COSTA, Lidia Joyce Pereira. Conhecimento, prática e atitude de acadêmicos de enfermagem na abordagem da violência contra a mulher. 2020. 39f. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A abordagem das demandas de mulheres que vivenciam violência de gênero ainda se mostra um desafio, relacionada a aspectos que envolvem o conhecimento, prática e atitude dos profissionais, podendo se constituir como reflexo do processo formativo. Tendo em vista avaliar o olhar dos acadêmicos, ainda em formação, diante das especificidades do manejo da violência contra a mulher, desenhou-se pesquisa com objetivo de analisar os conhecimentos, práticas e atitudes de acadêmicos de enfermagem na abordagem às mulheres vítimas de violência. Trata-se de estudo transversal com abordagem qualiquantitativa, aprovado sob CAAE no 36183420.8.0000.5618 e Parecer no 4.213.213. A população do estudo foi composta pelos 1.027 acadêmicos de enfermagem com matrícula ativa no semestre 2020.2, sendo calculada amostra de 222 participantes. A coleta de dados foi realizada por via virtual, com envio do TCLE e instrumento de coleta de dados elaborado via Google Forms. A amostra final contou com 68 respondentes. Visualizou-se um perfil de acadêmicos de diversos semestres, tendo 38 (55,88%) cursado a disciplina Processo de Cuidar da Saúde da Mulher. Além do contato com a temática formalmente na disciplina, a totalidade de participantes referiu ter contato com o assunto em diversas mídias. Identificou-se conhecimento, prática e atitude adequados na maioria dos participantes, embora, algumas questões sensíveis e culturalmente enraizadas tenham sido observadas nas respostas e falas dos acadêmicos. A pesquisa lança um olhar sobre deficiências e potencialidades de abordagem na formação acadêmicas com vistas à melhoria da qualificação do enfermeiro para assistência à mulher em situação de violência.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/597
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRENA KELLY DE MORAES SAMPAIO LÍDIA JOYCE PEREIRA COSTA_TCC.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.