Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/512
Título: Avaliação dos efeitos da termografia aplicados à manutenção industrial
Autor(es): Oliveira, Tulio Italo da Silva
Silva, Juliano Coelho da
Palavras-chave: Termografia
Manutenção preditivas
Redução de custos
Data do documento: 5-Jun-2020
Citação: SILVA, Juliano Coelho da. Avaliação dos efeitos da termografia aplicados à manutenção industrial. 2020. 97f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Faculdade Unifametro Maracanaú, Maracanaú, 2020.
Resumo: No presente trabalho foram abordados os princípios que norteiam a manutenção preditiva, parte indispensável na manutenção que, por sua vez se divide em preditiva, preventiva a corretiva. Prescreveram-se os tipos de manutenções, suas diferenças, com foco na modalidade de preditiva. Foram analisadas as principais técnicas utilizadas por industrias mundiais, como análise de óleo mineral isolante, ultrasom, radiografia, analise de gás SF6 (hexafluoreto de enxofre), com destaque na termografia, experimentos, suas vantagens e execuções baseadas nas leis da termodinâmica, as análises de falhas reais e experimentos laboratoriais também foram feitos visando a redução de custos com manutenção corretiva e com paradas não programadas que afetam a produção, eleva a produtividade, qualidade e redução dos custos. Esta pesquisa objetivou evidenciar o ganho em produtividade, qualidade e garantia do fornecimento de serviço, assim reduzindo custos com paradas não programadas, paradas essas que elevam os custos gerais de bens e serviços, reduzindo o poder de competitividade, em um mercado cada vez mais globalizado e acirrado. Tal técnica se comprava mais como um investimento em curto, médio e longo prazo do que custo, já que evitam perdas com paradas em momentos de picos de produção, tendo a preditiva uma importância fundamental para a continuidade da produção sem o impacto de paradas não programadas. A metodologia utilizada no estudo foi o método qualitativo com o auxílio de livros, artigos e trabalhos de conclusão de curso, onde foi explanado os aspectos qualitativos por meio de uma revisão da literatura de caráter exploratório, na busca de demonstração apoiado em um referencial teórico conceitual, servindo de base para as práticas utilizando também o método quantitativo em diversas experiências, onde se comprovam teorias e fundamentações esplanadas no método qualitativo, complementando algumas destas teorias e informações relatadas.
Descrição: TCC foi defendido pela "Faculdade Unifametro Maracanaú", mas está com a descrição na capa "Centro Universitário Fametro"
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/512
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANO COELHO DA SILVA_TCC.pdf3,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.