Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/500
Título: Tecnologia leve sobre segurança do paciente em unidade de atendimento pré-hospitalar fixo
Autor(es): Probo, Debora Rodrigues Guerra
Vasconcelos, Ana Raquel Teixeira
Palavras-chave: Segurança do paciente
Tecnologia leve
Enfermagem
Data do documento: 13-Jun-2020
Citação: VASCONCELOS, Ana Raquel Teixeira. Tecnologia leve sobre segurança do paciente em unidade de atendimento pré-hospitalar fixo. 2020. 33f. Artigo (Especialização em Urgência e Emergência) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A segurança do paciente é destacada como um requisito indispensável nos serviços de saúde, por isso objetivou-se elaborar uma tecnologia leve do tipo cartilha sobre segurança do paciente para incentivar o uso de protocolos pelos profissionais a fim de melhorar a segurança dos pacientes em unidades de atendimento pré-hospitalar fixo. Este estudo é do tipo metodológico, realizado no período de janeiro a maio de 2020, desenvolvido em um município do litoral Oeste do Ceará a partir da vivência da autora como enfermeira. Foram realizadas as etapas de obtenção, análise e organização de dados e posterior elaboração de uma tecnologia educativa em formato de cartilha que foi intitulada “Segurança do Paciente: um cuidado que pode salvar vidas” abordando uma história interativa entre uma enfermeira, outros profissionais e uma paciente, enfocando o uso dos protocolos de segurança do paciente elaborados pelo Ministério da Saúde e demonstrando a importância da utilização dos mesmos. Uma assistência segura e qualificada é um compromisso de toda a equipe de saúde, para tanto, a exemplo da elaboração desta cartilha. Com a demonstração dos riscos os quais os pacientes estão constantemente expostos, entende-se que será possível sensibilizar profissionais em relação a segurança do paciente evidenciando a pertinência da discussão do tema e a necessidade do desenvolvimento de mais estudos direcionados a melhorar cada vez mais a qualidade das práticas de cuidado à saúde.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/500
Aparece nas coleções:Urgência e Emergência Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA RAQUEL TEIXEIRA VASCONCELOS TCC.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.