Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/491
Título: Planejamento de carreira no ambiente acadêmico: adaptação às transformações econômicas e trabalhistas
Autor(es): Oliveira, Zaila Maria de
Morais, Debora da Silva
Asevedo, Fabia Maria Lima de
Palavras-chave: Gestão
Planejamento de carreira
Carreira
Data do documento: 2-Out-2020
Citação: MORAIS, Débora da Silva; ASEVEDO, Fábia Maria Lima de. Planejamento de carreira no ambiente acadêmico: adaptação às transformações econômicas e trabalhistas. 2020. 28f. Artigo (MBA em Gestão Estratégica de Pessoas) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: As trajetórias de carreiras da atualidade moldam-se aos diferentes e mutáveis cenários que geram e/ou extinguem profissões. O objetivo principal deste estudo é verificar a produção acadêmica nacional dos últimos cinco anos (2016-2020) sobre a relevância do tema planejamento de carreira para jovens acadêmicos. Foram abordados os tipos de carreira relacionados ao cenário econômico vigente, transformados pela globalização, mudanças tecnológicas e a autonomia do indivíduo sobre seus anseios profissionais. Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa, utilizando-se de uma revisão integrativa da literatura nacional. A busca dos trabalhos científicos foi realizada nas bases de dados do Google Acadêmico, com o uso dos descritores: planejamento de carreira e administração, planejamento de carreira e estudantes, perspectiva de carreira e aluno, com uso do operador booleano “AND”, a partir do descritor em português, associando-o aos descritores escolhidos. Após a análise dos artigos selecionados encontrou-se evidências de evolução das mudanças do mercado de trabalho e suas repercussões nos tipos de carreira. Os mais recentes tipos de carreira mostram-se mais alinhados com as perspectivas de realização do indivíduo e flexíveis quanto às mudanças de ambiente e/ou perfil profissional.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/491
Aparece nas coleções:Gestão Estratégica de Pessoas Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DÉBORA DA SILVA MORAIS e FÁBIA MARIA LIMA DE ASEVEDO._TCCpdf.pdf253,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.